Diversos veleiros que estão a caminho para a disputa de mais uma edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha, Refeno, tiveram uma calorosa acolhida na histórica Santa Cruz Cabrália, na Bahia – cidade na qual Pedro Álvares Cabral mandou erguer a Cruz com as armas e divisas reais de Portugal, lá em 1500, na época do Descobrimento.

Embaixador da Refeno em Minas Gerais repassa paixão pela regata

O evento, batizado de Stop Over, ocorreu na Vila de Santo André, na última sexta-feira (12/08). Foi montada uma grande estrutura de apoio no píer João de Tiba, no qual a prefeitura do município ofereceu aos velejadores, entre outros serviços, abastecimento de água potável, praticagem para entrada, aquisição de combustível, além daquela alegria em se confraternizar com outros navegadores.

TURISMO NÁUTICO

Além de “aquecer” ainda mais o clima para a 33ª Refeno, cuja partida será no dia 24 de setembro, no Marco Zero do Recife, o evento foi de suma importância para estimular o turismo náutico, como destacou o secretário de Turismo de Santa Cruz Cabrália, Paulo César Magalhães.

“Fizemos uma parceria com a Refeno e foi de suma importância inserir outra vez as belezas de Santo André e Cabrália nessa rota do turismo náutico. Desde julho estamos recebendo veleiros e no dia 12 de agosto, no dia do evento, entre 20 a 25 barcos estiveram aqui conosco. Teve até quem comprou imóvel. Com estratégia e paciência, temos certeza que o evento vai virar um point”, disse o secretário, acrescentando que algumas melhorias já foram providenciadas, como uma melhor sinalização da entrada do canal. Também já existe um estudo para facilitar a atracação.

As duas dezenas de embarcações que marcaram presença na Vila Santo André, em Cabrália, eram oriundos de São Paulo, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina. Todos estão vindo para a Refeno e adoraram a parada em Cabrália, confraternização de apoio que não acontecia há seis anos. “Foi uma grande satisfação contar com a presença de todos, que já foram convidados para os próximos anos”, destacou o prefeito de Santa Cruz Cabrália, Agnelo Santos.

Fotos: ASCOM/Cabrália