Os velejadores costumam dizer que a paisagem da natureza exuberante é um dos principais encantos da travessia de Recife até Fernando de Noronha. Esse charme único será vivido mais uma vez em breve. A partida para a 33ª edição da Refeno está chegando – será no dia 24 de setembro, do Marco Zero do Recife.

1º barco a chegar ao Recife para Refeno 2022 é o Aquarela V (PR), estreante na regata

Quem já teve essa experiência, quer viver de novo. E ainda tem os que querem disseminar ainda mais a paixão pela maior regata oceânica da América Latina. É o caso do comandante Alexandre Assunção Freitas.

Tranquilidade é o segundo veleiro que chega ao Recife para a Refeno 2022

A bordo do Tucannus II, ele já disputou três edições da Refeno. E se preparando para a quarta participação resolveu inovar. Alexandre, que é Embaixador da Refeno em Minas Gerais, fez uma promoção bem bacana. Já subindo para Pernambuco, ele ofereceu uma vaga na perna Angra dos Reis (RJ) / Vitória (ES) a um velejador membro do grupo da Federação Mineira.

Comandante Alexandre Freitas, do Tucannus

Quem ganhou a promoção foi o empresário William Ribeiro Concolato, de Juiz de Fora (MG). “Como embaixador da Refeno em Minas Gerais, formei em um aplicativo de mensagens um grupo de velejadores mineiros espalhados pelo Brasil. Apareceu também uma oportunidade de fazer uma palestra sobre a Refeno no Campeonato Mineiro de Vela este ano (junho). O pessoal gostou e percebi uma vontade deles em participar da Refeno. Como estava subindo sozinho mais um amigo, de Angra até Vitória, (ES) veio a ideia de sortear uma vaga no Tucanos para eles sentirem como é uma navegação em mar aberto e começar a se interessar por esse esporte com mais afinidade”, explicou o comandante.

De acordo com Alexandre, o “convidado” se saiu muito bem na rotina do barco e já ganhou o aceno para participar de outras travessias, inclusive, quem sabe, de uma Refeno. “Essa era a nossa ideia, plantar uma sementinha, para que se preparassem para participar da Refeno um dia. Quem sabe em 2023, já tenhamos mais mineiros na Refeno”, indagou Alexandre.