O Cabanga Iate Clube de Pernambuco foi fundado em 02 de abril de 1947, na Bacia do Pina, numa das paisagens mais belas do Recife.

Desde sua origem passou a ser um referencial para a sociedade pernambucana, reduto preferido para a prática de esportes náuticos.

Foi por causa dos sete quilômetros que separavam o antigo Iate Clube do Recife (na época sediado no bairro da Torre) do mar, que um grupo de 38 iatistas decidiu construir, no bairro do Cabanga apenas uma garagem para guardar seus barcos. Não tardou muito para que a nova garagem se tornasse um clube, devido à proximidade do mar, à localização privilegiada de fácil acesso e por estar situada em um dos mais belos cartões postais da capital pernambucana. O nome escolhido foi o do próprio bairro, mas era preciso também a palavra iate, pois se destinava à prática do iatismo. Daí o batismo Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

O primeiro Comodoro foi Rubem Moreira, responsável, três anos mais tarde, pela construção da sede, no local onde atualmente funciona a secretaria. Em pouco tempo, o clube ampliou suas atividades para o litoral norte, onde construiu sua sub-sede, na praia de Maria Farinha.

Referência também na parte social, o Cabanga sempre foi um dos ícones das grandes festas de clube no Estado, promovendo, por exemplo, algumas das mais tradicionais prévias carnavalescas.

Hoje a história do clube se confunde com a própria história da cidade, formando um mosaico colorido da vida social do Recife.