Com 10 velejadores, a flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco está pronta para a disputa das primeiras competições do calendário de 2023: o 51º Campeonato Brasileiro e a 17ª Copa Brasil de Estreantes. Os dois torneios estão sendo organizados pelo Iate Clube de Brasília (DF), com as regatas sendo disputadas de 04 a 15 de janeiro.

Vale a pena lembrar que a edição 50 do Campeonato Brasileiro de Optimist, ano passado, foi realizada na Subsede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Maria Farinha, assim como a Copa Brasil de Estreantes. As duas competições fizeram parte do Festival de Vela, que agitou o Litoral Norte de Pernambuco. Os primos Arthur Back e Joana Cocchi Kubelka, do Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), foram primeiro e segundo colocados, respectivamente, no Brasileiro. Na Copa Brasil de Estreantes, o campeão foi Felipe Amado, do Iate Clube de Santa Catarina (ICSC).

Para 2023, a flotilha do Cabanga vai com sete atletas para o Brasileiro: Henrique Penna, Beatriz Raposo, Catarina Gondim, Júlia da Fonte, Miguel Almeida, Marcelo Gomes e Julia Lobo. Já para a 17ª Copa Brasil de Estreantes, (para velejadores entre 7 a 15 anos e que estão competindo o nacional pela primeira vez) vão: Isadora Lobo, Hisbelo de Andrade Lima e André Caetano de Medeiros.  

Henrique Penna é campeão pernambucano de Optimist e Catarina Gondim fica em 1º no Feminino

Cabanga recebeu velejadores premiados da temporada 2022

Foto: CBVela

AS COMPETIÇÕES

Será a quarta vez que o Iate Clube de Brasília sediará o 51º Campeonato Brasileiro da Classe Optimist, principal evento da base da vela no Brasil. O campeonato será na Raia Norte do Lago Paranoá e será o primeiro evento seletivo para formar a Seleção Brasileira que representará o país nos campeonatos internacionais da classe. Cerca de 230 velejadores de 15 clubes do DF, PE, RJ, SC, BA, RS, SP, ES e PR vão estar em ação. O evento contará para o ranking de Clubes integrantes do CBC, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), entidade do Sistema Nacional do Desporto (SND) ao lado do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

A programação começa oficialmente nesta quarta-feira (4/1), com o início da Copa Estreantes. Os atletas correrão até oito regatas em quatro dias. A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 7 de janeiro. Já os veteranos correrão 12 regatas individuais durante seis dias – o início das das provas será no domingo (8/1). Haverá um dia de descanso e um dia para as regatas por equipes. A cerimônia de premiação e encerramento está prevista para o dia 15 de janeiro.

CAMPEÃO

Em 2016, o Cabanga conquistou, pela primeira vez na história, o título geral do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em Jurerê/SC. Naquela oportunidade, Tiago Monteiro se tornou o único velejador do Estado a conquistar uma competição nacional de Optimist geral.

Foto: Volnys Bernal

ANO PASSADO

Dez velejadores do Cabanga disputaram o Brasileiro de Optimist em 2022. Confira os resultados:

  • FLOTILHA OURO

Valentina Roma – 2º Juvenil Feminino – 11ª lugar Geral
Lucas Araújo Santa’Anna – 5º Juvenil Masculino – 20° lugar Geral
Beatriz Raposo – 5º Infantil Feminino – 44º lugar Geral
Júlia Lobo – 12º Juvenil Feminino – 46º lugar Geral
Henrique Pena – 16º Infantil Masculino – 60° lugar Geral
Milena Siqueira – DNC
Marcelo Paiva – 20º Infantil Masculino – 70° lugar Geral

  • FLOTILHA PRATA

Catarina Gondim – 10º Infantil Feminino – 5º lugar Geral
Luíza Barros Alves – 11º Infantil Feminino – 7º lugar Geral
Maria Luíza da Fonte – 28º Juvenil Feminino – 47º lugar Geral

Na Copa Brasil de Estreantes, em 2022, o Cabanga teve seis representantes:

  • Júlia da Fonte
    2º Infantil Feminino
    9º Geral
  • Miguel de Almeida
    2º Infantil Masculino
    10º Geral
  • Felipe Hutzler
    3º Mirim Masculino
    12º Geral
  • Maria Luiza Almeida
    4º Mirim Feminino
    20º Geral
  • Maria Fernanda Prado
    4º Juvenil Feminino
    29º Geral
  • Camila Venâncio
    5º Juvenil Feminino
    36º Geral

SOBRE O OPTIMIST

A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist. O veleiro suporta até 60 quilos e pode ser conduzido por pequenos de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, quer dizer otimista.