O Gosto d´ água (SC) segue para a Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno) como parte de um grande e nobre projeto: a Expedição ANI pelo Brasil, que marca os 20 anos de trabalho da ONG de Itajaí (SC) na formação de jovens velejadores. O veleiro do comandante Claudio Copello já está no píer do Cabanga Iate Clube de Pernambuco no aguardo da partida da 33ª edição da Refeno, sábado, no Marco Zero do Recife. Serão 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago.

O Gosto d´ água é um Bruce Farr e vai disputar a categoria Bico-de-proa C. A Expedição ANI pelo Brasil saiu de Santa Catarina em abril, passando por várias cidades da costa brasileira, até chegar no Recife para a maior regata oceânica da América Latina.

Com tripulação mista, Nemos (RJ) vai para quinta vez na Refeno

Dys Dobre (BA): mais que um nome, um lema de vida

Naboa (SP) quer fazer a travessia da Refeno 2022 “na boa”

“A ONG está completando 20 anos. São 18 escolas, com 16 alunos cada, contabilizando 288 crianças e jovens remando e velejando”, destacou o capitão Claudio Copello.

Será a sua terceira participação na Refeno, a segundo com o Gosto d´ água – a primeira foi em 2019, quando oitavo na RGS C. Antes, esteve por aqui com outra embarcação, em 2015, terceiro na ORC. A tripulação tem mais cinco pessoas, todos alunos e marinheiros de primeira viagem quando o assunto é travessia até Noronha.

“Estamos todos muito empolgados, ansiosos e querendo que a semana passe rápido. Mas o importante é participar e chegar bem”, ressaltou.

PATROCÍNIOS E APOIOS

A Refeno 2022 tem o patrocínio do Ministério do Turismo, Heineken, Becker, Recife Outlet, XP Unique, Shineray e Stanley. A regata também conta com o apoio da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Governo do Estado de Pernambuco, Prefeitura do Recife, Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Adepe, Noronha Pernambuco, ICMBio, Porto do Recife S.A, Porto Novo Recife, Papangu Cachaça Artesanal, Spot, Agemar e Armazéns do Porto.

Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi