Bastante conhecido na vela pernambucana, Gustavo Peixoto, o Guga, foi o Fita Azul da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha deste ano a bordo do Adrenalina Pura, repetindo o feito que já tinha alcançado com o Ave Rara nos anos 2000.

Há cerca de duas semanas, ele concluiu mais uma grande jornada: a Regata Transat Jacques Vabre. A prova é considerada uma das cinco maiores do mundo e compreende a travessia do Atlântico entre a cidade de Le Havre, na França, para a Martinica, uma ilha no Caribe. Foram 4.500 milhas náuticas navegadas, cerca de 9 mil quilômetros.

Adrenalina Pura (PE) mantém tradição e conquista Fita Azul da Refeno pela 8ª vez

Agora de PE, recordista Adrenalina Pura volta à Refeno após 15 anos

Guga Peixoto foi um dos tripulantes a bordo do veleiro Mussulo, um Class 40 (12 metros). Ele teve a companhia do paulista José Guilherme Caldas. Foi o primeiro pernambucano a completar a façanha. A partida ocorreu no dia 29 de outubro e a regata durou aproximadamente um mês. A Regata Transat Jacques Vabre é uma das mais tradicionais do calendário mundial e conhecida também por ser longa e exigente. Neste ano, foram 95 embarcações, 190 velejadores de 17 países.

“É uma regata muito pesada. Pegamos um inverno rigoroso, com chuva de granizo na França, muito frio e ondas de até 6 metros”, destacou Guga.

“Ter um velejador nosso competindo em uma das maiores regatas do mundo dá muito orgulho, pois é um nível de profissionalismo altíssimo, enfatizou Yannick Ollivier, presidente da Federação Pernambucana de Vela – FPVela.

Confira mais dessa história na reportagem do Globo Esporte, reproduzida no nosso perfil no Instagram.