No seu primeiro Mundial da Juventude, a velejadora pernambucana Valentina Guimarães Roma acabou entre as 20 primeiras na Classe Ilca 6. A competição foi encerrada nesta sexta-feira (15/12), em Búzios, no Rio de Janeiro.

Na última regata, Valentina acabou em oitavo lugar, melhorando a sua posição no geral e acabando em 18º (foram 45 competidoras) na Ilca 6 feminina, na qual representou a equipe brasileira nas nove regatas.

Com apenas 14 anos, ela é uma das caçulas da competição, cuja média de idade está entre 17 e 18 anos. Valentina vejela na Classe há cerca de um ano, após sucesso no Optimist, chegando inclusive a dispurar o Campeonato Europeu na Dinamarca e o Norte-Americano no México. Os atletas de base e vela jovem do Cabanga contam com suporte do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC).

O 52º Campeonato Mundial da Juventude contou com mais de 400 atletas até 19 anos, de 62 países.

E teve festa brasileira! Joana Gonçalves e Gabriela Vassel conquistaram a medalha de ouro na Classe 420 feminino. Em 2009, Martine Grael e Kahena Kunze ganharam o ouro na Classe 420 também em Búzios.

FAIR PLAY

Além de ter ficado no Top 20 da Classe Ilca 6 no feminino, Valentina ganhou o Troféu Fair Play no Mundial da Juventude.

A cerimônia de premiação ocorreu na sexta-feira à noite (15/12) e ela foi chamada ao palco para receber a honraria, sendo bastante aplaudida! A escolha foi uma votação dos próprios velejadores, pelo engajamento e simpatia durante a competição!