A 31ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha contará com participações especiais. Neste ano, o evento contará as presenças dos irmãos Neto e Lucas Faraco, que iniciaram uma volta ao mundo no veleiro Katoosh. Na Refeno, porém, eles estarão a bordo do Gentileza, comandado por Henrique Velloso.

Neto, com 25 anos, e Lucas, com 23, formaram a tripulação mais nova a iniciar a volta ao mundo em um veleiro. Eles, na verdade, estão dando sequência a um desejo antigo da família. O casal Celso e Cláudia, em 1987, iniciaram a construção do veleiro Katoosh. Após três anos, a embarcação começou a navegar em alto mar. No entanto, com as chegadas dos filhos, o sonho da volta ao mundo foi interrompido.

Anos depois, mais precisamente em 2018, Neto e Lucas embarcaram na aventura a bordo do Katoosh. Com direito a uma parada no Cabanga, em abril, após a saída de Ubatuba, em São Paulo, para desbravar o mundo.

“O Cabanga, de todo o Brasil, foi o lugar que melhor nos recebeu. Tivemos tudo o que precisamos. Recebemos diárias, dicas, ingressos para museu. O clube também foi o melhor em termos de piscina e sauna. O Cabanga foi excelente conosco”, elogiou Neto Faraco.

A dupla já passou por 18 países e dezenas de cidades e ilhas. Recentemente, ficaram três dias à deriva na Polinésia Francesa, após perderem o leme da embarcação por conta de um choque com uma baleia. Por conta do incidente, para fazer os reparos necessários, precisaram de mais tempo de permanência no arquipélago francês, o que os fez ter que voltar ao Brasil, pela primeira vez desde o início da viagem, para renovar os vistos.

Com esta parada no Brasil, aproveitaram para participar da maior regata oceânica da América Latina do Recife até Fernando de Noronha. No final de outubro, retomam o sonho da volta ao mundo, com, pelo menos, mais dois anos de viagem pela frente.