O Intuição JC é um dos veleiros que representa a região Nordeste na 33ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha! De Sergipe, o barco da Classe Aberta homenageia o falecido Joffre Chagas, pai do comandante Sérgio Chagas. A embarcação (tipo Trinidad 37) esteve na Refeno do ano passado e segue firme para a disputa deste ano. 

“Meu pai adorava fazer esportes e tinha o sonho de ir para Fernando de Noronha e Portugal velejando. Quando ele partiu, fiquei com nosso antigo veleiro um atoll. Em 2010, resolvi realizar parte do sonho dele e fui velejando para Fernando de Noronha com Intuição. Lembro que foi uma das regatas mais complicadas da história da Refeno. À época, o Intuição não tinha nada, sequer tinha piloto automático. O velejo foi 100% no braço”, recordou Sérgio Chagas. 

Além do comandante, o Intuição JC conta com mais seis pessoas na tripulação: Fernando Hernandez, Jorge Luiz Husek, Leopoldo Manhaes, Marco, Wilson Chinali e Wylliams Santana. O objetivo da embarcação sergipana é realizar o sonho de amigos realizando  uma velejada do Recife ao Arquipélago Fernando de Noronha. 

“O barco não é charter. Dividimos os custos totais entre a tripulação e assim partimos para a ilha pernambucana. Na 1ª ida à Refeno, você se apaixona. Já fui, inclusive, em outros anos tripulando barcos de amigos que tinham o sonho de chegar lá. Daí pra frente, comecei a levar o pessoal, que em sua grande maioria não tinha barco e nem conhecimento técnico. A partir daí, resolvi levar e sempre levo pessoas que não sabem nada de vela ou que nunca velejou em travessias mais longas”, explicou o comandante. 

Com partida marcada para o dia 24 de setembro, saindo do Marco Zero do Recife, os barcos percorrem um total de 300 milhas náuticas, equivalente a 560 quilômetros. A linha de chegada, na ilha de Fernando de Noronha, é no Mirante do Boldró, espaço de cerca de 500 metros que fica de frente para a praia do mesmo nome. O local é famoso pela vista pôr do sol.