Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

Tudo pronto para o início da temporada 2022 da vela! Nesta quinta-feira (06/01) será dada a partida para o Festival de Vela do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, na subsede em Maria Farinha, Litoral Norte do estado. A primeira das cinco competições, todas com disputa no mês de janeiro, é a Copa Brasil Estreante de Optimist, de 06 a 09 de janeiro.

Disputam a Copa Brasil Estreante os velejadores, entre 7 a 15 anos, que estão competindo o nacional pela primeira vez. Quarenta e sete atletas de nove estados brasileiros estão confirmados da competição, sendo três deles do Nordeste: Rio Grande do Sul (13 velejadores), Rio de Janeiro (10), Distrito Federal (7), Pernambuco (6), Bahia (5), Santa Catarina (4), São Paulo (1) e Paraíba (1).

“A competição é o batismo para os pequenos velejadores. Serve para eles terem uma noção do que é o Brasileiro da classe”

Detalhou Edival Júnior, coordenador de Vela do Cabanga.

Estão programadas até oito regatas, sendo até duas por dia, a depender das condições de vento.

BRASILEIRO

A partir do domingo (09/01), inicia-se o 50º Campeonato Brasileiro de Optimist, que vai até o dia 17. Até o momento, 132 velejadores, de dez estados, três da região Nordeste, estão confirmados: Rio de Janeiro (51 velejadores), São Paulo (21), Rio Grande do Sul (12), Bahia (12), Espírito Santo (9), Pernambuco (9), Santa Catarina (9), Distrito Federal (6), Paraíba (2) e Goiás (1).

O evento terá a presença do velejador Robert Scheidt, bicampeão olímpico e 15 vezes campeão Mundial de Iatismo. Com 17 medalhas conquistadas em campeonatos mundiais, ele figura na 2ª posição entre os atletas brasileiros com mais medalhas. O seu filho, Erick Scheidt, disputará, pelo Iate Clube de Santa Catarina, o Brasileiro de Optimist.

A tradição em Pernambuco na vela já é antiga. “Nosso estado é um celeiro de grandes velejadores e, neste ano, tem a oportunidade de sediar uma competição nacional de alto nível como a Copa Estreante e o Brasileiro de Vela”,

A última vez que Pernambuco recebeu o Brasileiro de Optimist foi em 2014. Dois anos mais tarde, em 2016, o Cabanga conquistou, pela primeira vez na história, o título geral do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em Jurerê/SC. Naquela oportunidade, Tiago Monteiro se tornou o único velejador do Estado a conquistar uma competição nacional de Optimist geral.

Em 2021, o Brasileiro de Optimist foi realizado no Rio de Janeiro. O velejador Lucas Freitas, do Iate Clube do Rio de Janeiro, foi o campeão.

CLASSE OPTIMIST

A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist.

O veleiro suporta até 60 quilos e pode ser conduzido por pequenos de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, quer dizer otimista. Hoje, a organização que cuida da categoria mundialmente estima que mais de 100 mil crianças tenham um modelo.

JANEIRO/2022

Além da Copa Brasil Estreante de Optimist e do Brasileiro de Optimist, Maria Farinha sediará em janeiro o Campeonato Brasileiro de 29er (de 16 a 23), o Campeonato Brasileiro de 420 (16 a 23) e a Copa da Juventude (22 a 30). Durante todo este mês de janeiro, a expectativa é que mais de 300 velejadores passarão pelo Cabanga.

“Essas competições marcam um extenso calendário de vela tornando Maria Farinha como o centro da vela brasileira. Todos os grandes eventos nacionais estão sendo sediados aqui. Isso é de grande importância para o desenvolvimento do esporte no nosso estado”

Finalizou Edival Júnior.