Com mais de 50 embarcações de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Distrito Federal e São Paulo começou, oficialmente, na tarde desta sexta-feira (30/10), na raia da praia de Maria Farinha, litoral norte de Pernambuco, o 48º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist. E logo de cara, três excelentes regatas que exigiram muita técnica dos velejadores diante da intensa variação do vento e da correnteza.

Clique aqui e confira o IR do Norte/Nordeste

Com todos esses elementos reunidos, já é possível afirmar que o campeonato de optimist terá um grau de dificuldade muito alto. Melhor para quem manteve a média. Na classificação geral, incluindo velejadores de todo Brasil, Henrique Diniz, do Yacht Clube de Santo Amaro/SP, foi o melhor colocado com nove pontos perdidos (PPs). Logo atrás está Renato Gomes, do Iate Clube de Brasília.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

Na disputa regional, o Cabanga brilhou no primeiro dia da competição. Nosso velejador Miguel Andrade é o líder com apenas 12 PPs, após duas vitórias e um décimo lugar nas três regatas disputadas nesta sexta. Júlio César, também do Time Cabanga, é o segundo colocado com 18 PPs e Juliana Borba, do Yatch Clube da Bahia (YCB), é a terceira e a líder no feminino com 30 PPs. Na disputa regional entre as meninas, a nossa velejadora Milena Araújo é a vice-líder com 34 PPs. Já Valentina Guimarães está em terceiro na categoria com 41 PPs.

“Começamos bem, mas temos a plena consciência que ainda tem muita competição pela frente. Precisamos corrigir alguns detalhes importantes. Fato é que este campeonato será um excelente treino para o Brasileiro de 2021, no Rio de Janeiro. Nada está definido”, garantiu Edival Júnior, treinador de vela do Time Cabanga.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

ESTREANTE

Nos estreantes, a ponta da classificação também é dominada pelo Cabanga. Bárbara Dubeux é a primeira colocada com três PPs com uma vitória e um segundo lugar. Logo atrás está Júlia Lobo, também do Cabanga, com cinco PPs. Maria Júlia, do YCB, é a terceira colocada com seis PPs.

O Campeonato Norte/Nordeste de Optimist seguirá até o próximo domingo (01/11), em Maria Farinha. Nos próximos dois dias, a partir das 12h, estão previstas mais seis regatas para os veteranos e quatro para os estreantes. A previsão para todos os dias de prova é um mar com as mesmas condições de hoje.

Confira abaixo as súmulas do primeiro dia do Norte/Nordeste de Optimist:

Clique aqui e confira o resultado do veterano

Clique aqui e confira o resultado do estreante