O Cabanga realizou, na manhã desta quarta-feira (31/01), uma reunião com o Secretário de Esportes da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), Rodrigo Coutinho, para iniciar um projeto social de vela. O Comodoro Altair Júnior participou do encontro junto com Otávio Mignot (Diretor de Operações Náuticas), Walter Neukranz (Diretor de Vela de Oceano), Gustavo Pimentel (Diretor de Vela Monotipo), e Rosana Gondim (Capitã da Flotilha de Optimist).

A reunião serviu para o Cabanga e a PCR iniciarem as tratativas para o desenvolvimento de um projeto social que tem como objetivo central fomentar o esporte à vela para crianças da rede municipal das comunidades próximas ao Cabanga, como Brasília Teimosa, Bode, Pina, Coque e Joana Bezerra.

“A essência do Cabanga é a vela e a cultura do esporte náutico. E nada melhor do que compartilhar essa cultura e dar oportunidade para as crianças das comunidades próximas ao clube. É um incentivo ao esporte e também na formação de cidadãos”, afirmou o Comodoro Altair Júnior.

“A Prefeitura do Recife tem total interesse em projetos como esse. Somos uma cidade cortada por rios e temos o objetivo de fomentar a prática de vela, remo e canoagem aqui na nossa bacia. O Cabanga é parceiro fundamental nesse projeto de criamos a Escola Náutica do Recife”, comentou o Secretário de Esportes do Recife, Rodrigo Coutinho.

O próximo passo será o Cabanga apresentar à Prefeitura um projeto detalhando todos os custos para criação de uma Escola de Vela. De posse deste documento, a PCR vai analisar e deliberar sobre a viabilidade financeira dele, que já poderá ser iniciado ainda no primeiro semestre deste ano.

PROJETO LEI DOS CLUBES
Outra boa notícia é que a PCR criou, em 2022, um projeto, a Lei dos Clubes, que estabelece parceria entre os clubes sociais e o Município do Recife, visando a fomentar a prática de esportes e a inclusão social. “Incluído nesse projeto, que ainda será lançado a edição 2024, o Cabanga terá uma isenção de 50% do IPTU da sede e esse valor deve ser revertido em algum projeto social para as comunidades carentes, no caso essa Escola de Vela que estamos discutindo nesta reunião”, finalizou Rodrigo Coutinho.