O Cabanga Iate Cube de Pernambuco reforça o apoio à Operação Verão 2023 da Marinha do Brasil (MB). Desde o mês passado, a Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE) vem intensificando as ações de fiscalização do tráfego aquaviário e de conscientização de condutores e passageiros quanto à segurança da navegação, assim como à prevenção da poluição ambiental.

A campanha, que começou no dia 15 de dezembro, vai seguir até março – período que compreende as festividades de fim de ano e o verão, quando é observado expressivo aumento do tráfego das embarcações de esporte e lazer no mar, rios e lagoas de Pernambuco.

De acordo com levantamento nacional da Diretoria de Portos e Costas (DPC), Organização Militar representante da Autoridade Marítima Brasileira para os assuntos ligados à segurança da navegação, as infrações que mais chamam a atenção durante as ações de fiscalização são: condução de embarcação por pessoa não habilitada; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio, entre outros); excesso de lotação da embarcação, consumo de bebida alcoólica durante a condução e más condições de navegabilidade das embarcações.

Diário de Bordo: Aventureiro 4 navega há uma semana na Cape2Rio 2023

Veja quais barcos estão na frente da regata de volta ao mundo Globe 40

Telefones para contato (CPPE):

  • 185 – Emergências Marítimas e Fluviais
  • (81) 98184-5516 – denúncias de situações que representem risco para a segurança da navegação, a salvaguarda da vida humana no mar e a prevenção da poluição ambiental por parte de embarcações, plataformas fixas ou suas instalações de apoio.

Fotos: Divulgação/CPPE