Fita Azul da última Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno), o Aventureiro 4, do comandante Hans Hutzler, já completou uma semana de navegação na Cape2Rio 2023, tradicional regata transoceânica do Hemisfério Sul – entre a Cidade do Cabo (África do Sul) e o Rio de Janeiro. A partida ocorreu na última segunda-feira (02/01), na Cidade do Cabo. O Aventureiro tem travado uma batalha emocionante com o norte-americano Norhi pela primeira colocação, com alternância na liderança em vários trajetos do percurso. Acompanhe pelo site da Cape2Rio.

A previsão de conclusão das cerca de 3.500 milhas náuticas era para 18 dias. Mas a fraca intensidade dos ventos pode fazer essa rota ser recalculada. “Esta realmente está sendo uma Cape2Rio diferente. Costuma ser uma regata simples: navega-se num grande arco contornando a borda da Alta Pressão do Atlântico Sul, sempre com ventos de través, alheta ou popa, de balão a maior parte do tempo. Este ano a Alta Pressão resolveu respirar e passear… e se atravessar em frente ao percurso da regata! Temos pego muito mais ventos fracos e contras do que qualquer estudo prévio poderia indicar”, descreveu a tripulação no rastreador IridiumGO/PredictWind doAventureiro4.

CLIQUE AQUI PARA ACOMPANHAR O RASTREADOR

A tripulação segue relatando as condições climáticas. “Ontem à noite (segunda, 09/01), várias nuvens escuras se aproximaram de nós e foram aumentando o vento até 20-25 nós… de repente passaram e o vento do nada mudou para popa fraco! E assim vamos batalhando dia a dia para manter o barco velejando o mais rápido possível, e tentando nos posicionar para aproveitar os sistemas meteorológicos. Desde ontem o vento tem sido muito inconstante tanto em direção quanto em intensidade. Por vezes chegamos a ficar completamente encalmados. Às vezes o vento entra e nos anima, mas nunca firmou de fato. Vamos batalhando para tentar encontrar um caminho em meio à essa calmaria que parece ter se atravessado no caminho da regata. E a Cape2Rio se transformou de uma regata de popa em uma regata de contravento!!!

Tripulação do Aventureiro 4 para a Cape2Rio 2023

Hans Hutzler – capitão e navegador;
Karina Hutzler – responsável pelo provisioning e pelo bem estar de todos;
Felipe Hutzler – tripulante mais jovem da regata com apenas 10 anos, mas já com mais de 20 mil milhas navegadas e 2 travessias do Atlântico;
Pierre Joullié – 2 Cape2Rio e 2 Buenos Aires – Rio e muita experiência de oceano;
Rafael Chiara – além de grande velejador, profundo conhecedor do barco e seus sistemas;
Claudio Teixeira – multicampeão de Hobbie Cat 16.

Fotos: Reprodução Instagram Aventureiro 4 e Alec Smith / ImageMundi