Lixo na rua é um problema que afeta a todos! Em um único dia do mês de outubro, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco recolheu, através do seu Projeto Mão no Mangue, quase três toneladas de lixo, maior quantidade registrada em 24 horas, ligando o alerta para o aumento da poluição.

No mês de outubro, o balanço final do recolhimento foi de 5.583,36 kg (Lixo Dársena) e 259 kg (Lixo Mangue). De acordo com o gerente de garagem do Cabanga, Almy Alcântara, um dos fatores que influenciou para a quantidade recorde de lixo foi as condições climáticas, com o vento em direção ao Nordeste.

Confira os números do Lixômetro 2022 até o mês de outubro

Primeiro clube náutico do Brasil a obter a recomendação ISO 14001, desde 2019, o Cabanga preza pelo sistema de gestão para preservação do Meio Ambiente, recolhendo o lixo do mangue e da dársena.

“Procure a lixeira mais próxima para fazer o descarte no lugar certo”. O Cabanga alerta que é preciso combater o descarte incorreto, sem que a ação automática seja jogar o lixo na rua, na água. “Boas práticas, bons hábitos. Um ambiente limpo e agradável para todos”.

Mão no Mangue
Criado pelo Cabanga desde 2015, o Projeto Mão no Mangue tem como objetivo resgatar e cuidar das vidas que ainda habitam o mangue recifense. De lá pra cá, já são 135 toneladas de lixo recolhido.