Uma coisa não faltou ao veleiro de São Paulo Beleza Pura: mobilização para participar da 33ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno). A tripulação literalmente colocou a mão na massa por um ano para viabilizar o sonho de inscrever o barco na regata. A partida da Refeno 2022 será no dia 24 de setembro, do Marco Zero do Recife. Serão 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago.

Desde o dia em que decidiu participar, o comandante Felipe Degan Ferraz fez um mutirão com amigos para tornar realidade o desejo de participar da maior regata oceânica da América Latina. Foi uma corrida danada para deixar a embarcação em condições de participar do evento. O Beleza Pura é Bruce Farr 38 e vai concorrer na classe RGS. Foi construído em 1983, ou seja, é quase um quarentão! É usado bastante para regatas e para realizar cruzeiros.

Tucannus: orgulho de representar Minas Gerais

Aya: oitava Refeno e muita história para contar

Obelix: curtir o passeio, fazer uma navegação gostosa e chegar em segurança

De propriedade de Felipe desde 2019, será a primeira vez do Beleza Pura na Refeno. O veleiro já está atracado no píer do Cabanga. “Já fiz a Refeno duas vezes em barco de amigos. É um sonho estar chegando com o próprio barco. Recentemente relembramos no grupo que criamos o dia em que decidimos participar da Refeno, logo após disputar uma regata em Ilhabela (SP). Foi em setembro do ano passado. Desde esse dia, fizemos uma preparação intensa. O barco estava preparado para navegação mais curta. Tivemos que fazer várias adequações, como velas, eletrônicos e investir em segurança também. Trabalhamos nós mesmos, com as próprias mãos. Fizemos um programa de faça você mesmo. Toda a tripulação se mobilizou. Valeu muito a pena. Deu tudo muito certo, ele chegou inteiro em Recife”, destacou o comandante Felipe.

Pernambucano Laís de Guia quer “dar um nó” nos concorrentes

Avatar: veleiro pernambucano em sua 10ª Refeno em 2022

TRIPULAÇÃO

A tripulação do Beleza Pura é formada por sete pessoas, contando com o comandante. São amigos que correm sempre no barco em regatas pelo Sudeste e ajudaram na preparação do barco.

Odara: a celebração de uma grande amizade em plena Refeno

Tranquilidade é o segundo veleiro que chega ao Recife para a Refeno 2022

1º barco a chegar ao Recife para Refeno 2022 é o Aquarela V (PR), estreante na regata

“Decidimos não vender vagas na Refeno justamente para a tripulação ter essa recompensa. Todo mundo pagou com suor para estar a bordo do Beleza Pura na regata. E estamos com altas expectativas. Fazer uma velejada segura, boa, mas rápida. Gostamos de andar bem para termos uma boa colocação na classe”, finalizou Felipe Degan.

Fotos: Tsuey Lan Bizzocchi / Cabanga