Setembro chegou e para o mundo da navegação é um mês de celebração por conta da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno). A partida será no próximo dia 24, no Marco Zero do Recife. Resta pouco tempo, portanto, para garantir a sua presença. São 95 barcos inscritos e pré-inscritos – o limite é de 100 embarcações estipulado pelo ICMBio. Veja aqui como fazer a sua inscrição para a 33ª edição da maior regata oceânica da América Latina.

Serão 300 milhas náuticas (560 km até Fernando de Noronha). A Refeno deste ano promete ser a mais festiva de toda a história, iniciada de forma desbravadora no fim dos anos de 1980 pelo velejador Maurício Castro e sua tripulação “Pé na Cova”.

INSCRITOS

Dos 95 barcos inscritos e pré-inscritos, a predominância até agora é da Bahia, com 23 barcos. São 16 embarcações pernambucanas e 16 de São Paulo. Na sequência, são 12 do Rio de Janeiro, oito de Santa Catarina, cinco do Rio Grande do Sul, quatro do Paraná, dois do Espírito Santo, um do Pará, um do Distrito Federal, um de Sergipe, um de Minas Gerais e um da Paraíba.

Quatro embarcações estrangeiras também já garantiram presença, sendo um da Espanha (ALIENA), um do Uruguai ( LOBA) e dois da Argentina (Náutico II e Goleta Gringo).

FITA AZUL

O atual vencedor da Refeno é o pernambucano Patoruzú, que, aliás, cruzou o Mirante do Boldró em primeiro e ganhou o Fita Azul também em 2018 e 2019.

SERVIÇO:

33ª Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno)
Partida: 24 de setembro
Local: Marco Zero do Recife
Barcos: 95 (inscritos e pré-inscritos)
Origem: 12 mais o Distrito Federal, além de quatro estrangeiros