A flotilha pernambucana de Vela Jovem esteve com Lars Grael, um dos maiores velejadores brasileiro da história e do mundo. O encontro aconteceu durante a disputa do Campeonato Brasileiro de Ilca 6, no Rio de Janeiro, que foi realizado durante seis dias seguidos, de 10/01 a 15/01, na Baia de Guanabara, nas raias da Escola Naval e Praia do Flamengo.

O contato dos jovens atletas da vela de Pernambuco também é a realização de um sonho de estar ao lado de um dos nomes de grande destaque da modalidade.

Natural de São Paulo, Lars Grael (58 anos de idade) já esteve no Recife em outras ocasiões para a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha. Ele, inclusive, estreou na Refeno em 1999, quando bateu o recorde da disputa e ficou com o Troféu Fita Azul velejando na embarcação Bahia, um trimarã.

Na carreira de velejador, conquistou dois bronzes olímpicos, cinco títulos sul-americanos e dez brasileiros. Em terra, Lars Grael também se destacou defendendo a transparência de entidades ligadas ao esporte. O seu currículo fala por si só. No Snipe, Classe na qual iniciou a trajetória na modalidade, sagrou-se bicampeão brasileiro e faturou o 1º título mundial. Foi no Snipe que Grael virou proeiro do irmão, Torben.

Lars participou de quatro Jogos Olímpicos, entre Los Angeles 1984 e Atlanta 1996, na Classe Tornado.