Única mulher nordestina presente no campeonato Panamericano de Canoagem Oceânica (Surfski), a atleta do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Clívia Murinelli conquistou o vice-campeonato em sua categoria, a Master B.

A prova, realizada em Salvador/ BA, nos dias 7 e 8 de dezembro, teve percurso de 23 Km, entre dois conhecidos pontos turísticos da cidade, o Farol de Itapuã e Farol da Barra. A largada ocorreu no turno da tarde, em meio a muito vento e ondas, o que propiciou a prática do downwind, quando o atleta aproveita a ondulação favorável para deslizar com seu o equipamento com velocidade entre as ondas, elevando a performance.

Participaram 150 atletas, com idade entre 15 e 65 anos, de países das Américas do Norte, Central e do Sul, divididos em 17 categorias, masculino e feminino. Além das categorias individuais, divididas por faixa etária, foram contemplados o Surfski duplo, e a Paracanoagem.

Com o resultado, Clívia encerra a temporada 2019 como Vice-Campeã Panamericana em sua categoria e 6ª colocada no ranking geral.
Venceu também a etapa Brasília do Aloha Spirit, o maior festival de esportes náuticos da América Latina e obteve a 3ª colocação geral.

“Fui a primeira mulher nordestina a praticar a Canoagem Oceânica, apostei quando ainda nem se falava no esporte na maioria dos estados da nossa região. Sinto que todo o empenho, investimento e treino duro foram recompensados. Estou muito feliz de ter levado o nosso clube, o nosso estado, o nosso país ao pódio de um Campeonato Panamericano e agora estou muito motivada para a próxima temporada”, afirmou Clívia.

Sobre a Canoagem Oceânica – Surfski

O Surfski é um caiaque de cockpit aberto (sit-on-top), longo, estreito e leve, geralmente com pedais controlando o leme. Tipicamente entre 5 e 6,5m de comprimento e apenas 40 à 50cm de largura, os Surfskis são extremamente rápidos quando na água lisa (apenas um K1 olímpico é mais rápido) e também o mais rápido para longas distâncias em ondulações do mar.

Apesar de sua instabilidade típica, um Surfski (com um remador experiente) é muito eficaz para remar em grandes ondulações. Sua estreiteza e comprimento ajuda a cortar ou perfurar grandes ondulações.

É utilizado remo de caiaque, com pás duplas e cerca de 2,10m de comprimento.