Entre os tripulantes do veleiro Unam/Toro, que participará do 1º BRally Amazon, está Aníbal Fernandes, mais conhecido como Biba. Chef de cozinha do restaurante Chicama, no Cabanga do Recife, o pernambucano saiu com a embarcação para Belém/PA (capital do estado do Pará), na última quinta-feira (21/10), chegando à cidade de Soure/PA (no Delta do Amazonas), localizada na Ilha do Marajó/PA, norte do estado do Pará, local de partida do Rally Náutico pela Amazônia.

Do Recife até o local de partida do BRally Amazon, o barco Unam/Toro percorreu 1.000 milhas. De lá, a embarcação fará uma travessia por mais 500 milhas pelos rios da Amazônia aportando em Alter do Chão/PA, destino final da aventura amazônica.

Pronto para o novo desafio, Biba adianta que explorará a culinária da Região Norte na travessia inédita do BRally Amazon. “O ponto forte dos pratos que desenvolvo, parte da fusão de elementos da cozinha peruana e brasileira, nesta viagem pela Amazônia, pretendo descobrir novos elementos da culinária amazônica, seus peixes, temperos e todos os segredos, e claro trazer todas estas novidades para os pernambucanos”, declara.

Com a presença do Chef Biba Fernandes na tripulação, o Unama/Toro foi o único veleiro da história a montar pratos com receitas decorrentes das experiências vividas nas navegações oceânicas. Ele, inclusive, lançou o prato “Atum Noronhonhense” e “Peixe ao Toro”, que compõem o cardápio do restaurante Chicama.

Além de promover a inovação no cenário gastronômico local, com especialidade na culinária peruana e experiência na cozinha japonesa, Biba Fernandes aproveita as experiências náuticas para ampliar seus pratos. Ele, por exemplo, fez uma homenagem à ilha de Fernando de Noronha com o prato “Atum Noronhense”, em parceria com o chef Auricélio Romão, após realizar sua 2ª Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno), em 2018.

Antes disso, no ano de 2017, lançou o prato “Peixe ao Toro” depois da sua primeira travessia da Refeno. “Sou viajante e curioso demais. Me apaixonei pela culinária peruana ao conhecer o restaurante Wanchako (Maceió), da chef Simone Bert”, comenta.

BRally Amazon

O Rally Náutico partirá da Ilha do Marajó, situada na Foz do Amazonas, com saída da cidade de Soure. De Marajó, irá para Belém, metrópole da Amazônia. Em seguida, percorrerá pelo Golfo do Marajó, ao Sul da ilha, até chegar aos Estreitos de Breves, complexo sistema de canais que forma boa parte das cerca de 2.500 ilhas do Arquipélago do Marajó.

A travessia seguirá em direção à Gurupá, passando por Almeirim, em seguida Prainha, indo até Monte Alegre, onde está localizado o Parque Estadual. O BRally Amazon terminará em Alter do Chão, uma região conhecida como o Caribe da Amazônia, às margens do rio Tapajós.