Pela primeira vez, o Cabanga Iate Clube terá representantes no Campeonato Brasileiro de Day Sailer. O capitão da flotilha do clube, Lucas Barbalho, disputará a competição ao lado do proeiro Diego Teixeira, velejador cego. A competição começa nesta sexta-feira (02/11), no Yacht Clube Santo Amaro, em Guarapiranga, São Paulo, e segue até o próximo domingo (4).
Por ser a estreia dos velejadores na competição nacional, assim como também do clube, a expectativa é de adquirir experiência competindo com outros atletas do Brasil. De acordo com o capitão Lucas Barbalho, o objetivo principal é evoluir na classe e trazer avanços para a flotilha do clube.
“A nossa participação será importante para a flotilha porque vamos fazer um intercâmbio de informações com velejadores de outros estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. Vamos trazer para o Recife tudo que vamos aprender lá. A competição é de alta performance, mas estamos otimistas quanto ao nosso desempenho”, afirmou.
Já para Diego Teixeira ter apenas 2% da visão e enxergar apenas luzes fortes e vultos nunca foi um empecilho. O paulista mora no Recife há oito anos e desde 2017 está no Cabanga velejando. Iniciou no Day Sailer, realizou o sonho de disputar a Refeno no barco Avatar este ano, e agora vai cumprir mais um objetivo que é participar do Campeonato Brasileiro.
“A expectativa é grande. Será o meu primeiro Campeonato Brasileiro e sou o único deficiente na disputa. Quero saber como é o nível dos outros estados. No Pernambucano, estamos em segundo lugar e esse é o parâmetro que tenho. Lá será diferente, tende a ser mais técnico. O estilo da água do mar não é mesmo daqui, não tem correnteza, o vento também muda. Mas, apesar disso, vamos tentar um lugar no pódio para representar bem Pernambuco”, ressaltou Diego Teixeira.
A estimativa é de que 20 barcos participem da competição. Nos três dias serão realizadas oito regatas com no máximo um descarte para ser definido os vencedores do Campeonato Brasileiro de Day Sailer 2018.