O esporte pernambucano viveu, na última terça-feira (11), uma noite de muito prestígio, gratidão e homenagens no Teatro de Santa Isabel. A quarta edição do Prêmio Pódio Pernambuco homenageou quase 200 pessoas entre atletas, paratletas, técnicos, imprensa, empresas e instituições que fizeram 2018 mais um ano dourado para o desporto do estado. Entre eles, os velejadores do Cabanga René Hutzler e Marina da Fonte, além do técnico Edival Júnior.
René Hutzler, que é surdo, faturou o prêmio de Atleta Destaque da Vela Paralímpica. Já Marina da Fonte conquistou o título de Atleta Destaque da Vela pela segunda vez. POr fim, Edival Júnior levou para casa o prêmio de Técnico Destaque da Vela.
A noite teve como tema “gratidão”, que foi abordado através do roteiro emocionante do dramaturgo Robson Teles. A apresentação se intercalou com as premiações e homenagens, em uma mistura das emoções dos premiados da noite com momentos teatrais, musicais e de dança com participações especiais do grupo de dança do Compaz do Alto Santa Terezinha, da cantora Ally, participante do último The Voice Brasil, e também com músicos da Orquestra Criança Cidadã.
“Não existe tema melhor para abordar essa noite, falar sobre esse ano, do que gratidão” comentou o secretário executivo de Esportes e Lazer de Pernambuco, Diego Pérez. “É uma gratidão de Pernambuco por todo o esforço e empenho desses atletas, paratletas e técnicos ao longo do ano, e é uma gratidão principalmente por todo o respeito que a comunidade esportiva teve com o nosso trabalho nos últimos quatro anos”.
As homenagens também foram especiais. Todos os atletas e técnicos indicados por suas federações para concorrerem aos principais prêmios da noite também foram prestigiados, além de empresas, instituições e pessoas que contribuíram com os programas Amigos do Esporte, Lei de Incentivo ao Esporte e Milha Campeã. Pelo lado da imprensa, o homenageado da noite foi o radialista Aderval Barros.
Dois destaques na campanha histórica de Pernambuco nos Jogos Escolares da Juventude também receberam homenagens: a equipe de handebol feminino do Colégio Anglo Líder, que conquistou seu tetracampeonato na competição, e a nadadora Júlia Góes, que levou dois ouros, nos 100 e 50 metros costas, quebrando o recorde da competição – pertencente a Etiene Medeiros – na segunda categoria.