O fim de semana foi de muita movimentação para os velejadores da classe Laser (Radial e 4.7). Após várias regatas disputadas, o Campeonato Pernambucano das duas categorias citadas, enfim, teve seu campeão definido. O nome dele é Yuri Reitlher, que garantiu o título tanto do Radial como do 4.7. Os torneios aconteceram no Cabanga Iate Clube, na sub-sede de Maria Farinha, Litoral Norte do Estado.

O Campeonato Pernambucano de Laser Radial teve início no último dia 21 de dezembro, quando Leonardo Almeida saiu na frente com um primeiro, um segundo e um terceiro lugar. No entanto, com as quatro regatas disputadas neste domingo (28), Yuri assumiu a ponta e foi o grande destaque desta edição da competição estadual.

Yuri garantiu o título antes mesmo de o torneio chegar ao fim, já que venceu as três primeiras regatas deste domingo. Vale lembrar que o regulamento permite um descarte, justamente o pior resultado do velejador. Portanto, a colocação de Yuri na última regata não iria interferir no desfecho do campeonato. Mesmo com o regulamento a seu favor, Yuri venceu a quarta e última regata do dia.

No geral, após sete regatas, o segundo lugar ficou com Daniel Dantas (13 pontos). O terceiro lugar ficou com Leonardo Almeida (15 pontos), seguido por Ítalo Silva (Topeira) com 21 pontos. José Matheos (30) e Oscar Barbosa (31) completaram a tabela de classificação.

LASER 4.7
Antes de entrar na água para a disputa do estadual de Laser Radial, Yuri Reitlher já havia conquistado, no último sábado (27), o bicampeonato do Pernambucano de Laser 4.7 de forma invicta. O atleta do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, que na última sexta-feira (26), primeiro dia das disputas do Laser 4.7, havia terminado o dia na primeira colocação com três primeiros lugares nas três regatas disputadas, confirmou o favoritismo e levantou a taça de campeão.

Nas três últimas regatas do sábado (27), Yuri venceu as duas primeiras e não participou da terceira. Como o regulamento do campeonato previa o descarte do pior resultado, Yuri somou cinco vitórias nas cinco regatas que disputou.

A segunda colocação geral do Laser 4.7 foi ocupada pelo velejador Vitor Soares, o mais regular do torneio, já que participou das seis provas disputadas. Tiago Monteiro (16 pontos) e Rodrigo Vilarroel (18) fecharam a tabela de classifcação na terceira e quarta colocação, respectivamente. 

O destaque do Estadual de Laser 4.7 ficou com a presença de dois novos nomes – Tiago Monteiro e Rodrigo Vilarroel, que ainda disputam regatas na classe Optimist e se preparam para no início de janeiro disputar, no Rio de Janeiro, o Brasileiro da classe inicial da vela.