O Vice-Comodoro do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Otávio Mignot, esteve com a representante do Ministério do Turismo (MTur), Débora Gonçalves, para evidenciar a movimentação turística durante o período da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno). O encontro também reforça o patrocínio do MTur para a realização da regata, além do apoio do Governo Federal. A partida da maior regata oceânica da América Latina será neste sábado (24/09), às 12h, saindo do Marco Zero rumo ao Arquipélago de Fernando de Noronha.

“O evento náutico é de extrema importância para a movimentação turística em Pernambuco, sobretudo para a ilha de Fernando de Noronha, que fica lotada durante a Refeno. Inclusive, o nosso Comodoro Delmiro Gouveia destacou, na abertura da programação oficial da regata, que o evento do calendário náutico nacional e esportivo pernambucano proporciona o ápice das pousadas de Fernando de Noronha, igualando-se ao réveillon”, ressaltou Otávio Mignot. 

Ainda no início deste ano, Delmiro Gouveia e Otávio Mignot apresentaram a Refeno ao Ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, em encontro em Brasília no mês de março. 

Os veleiros inscritos percorrerão na travessia 300 milhas náuticas, o equivalente a 560 quilômetros. A linha de chegada será no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha. São 85 barcos inscritos e cinco pré-inscritos até agora  – o limite é de 100 embarcações estipulado pelo ICMBio. São veleiros de 12 estados, mais o Distrito Federal, além de quatro embarcações estrangeiras, sendo um da Espanha (Aliena), um do Uruguai (Loba) e dois da Argentina (Náutico II e Goleta Gringo).