Agora é a vez do veteranos! A partir deste domingo (08/01), a flotilha de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco cai na água para a disputa do 51º Campeonato Brasileiro. No último sábado (07/01), ocorreu o encerramento da 17ª Copa Brasil de Estreantes – para velejadores entre 7 a 15 anos e que estão competindo o nacional pela primeira vez. As duas competições estão sendo organizadas pelo Iate Clube de Brasília (DF).

Ao todo, 223 atletas foram inscritos, de sete a 17 anos. As primeiras regatas classificatórias do Campeonato Brasileiro começam às 9h30 deste domingo (08/01), no Lago Paranoá, em Brasília (DF).

A programação marca 12 regatas individuais durante seis dias – haverá um dia de descanso e um dia para as regatas por equipes. A cerimônia de premiação e encerramento está prevista para o dia 15 de janeiro. O evento contará para o ranking de Clubes integrantes do CBC, Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), entidade do Sistema Nacional do Desporto (SND) ao lado do Comitê Olímpico do Brasil (COB).

Velejadores do Cabanga no 51º Campeonato Brasileiro de Optimist:

  • Henrique Penna
  • Beatriz Raposo
  • Catarina Gondim
  • Júlia da Fonte
  • Miguel Almeida
  • Marcelo Gomes
  • Julia Lobo

ANO PASSADO

Vale a pena lembrar que a edição 50 do Campeonato Brasileiro de Optimist, ano passado, foi realizada na Subsede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, em Maria Farinha, assim como a Copa Brasil de Estreantes. As duas competições fizeram parte do Festival de Vela, que agitou o Litoral Norte de Pernambuco.

CAMPEÃO

Em 2016, o Cabanga conquistou, pela primeira vez na história, o título geral do 44º Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em Jurerê/SC. Naquela oportunidade, Tiago Monteiro se tornou o único velejador do Estado a conquistar uma competição nacional de Optimist geral.

OPTIMIST

A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist. O veleiro suporta até 60 quilos e pode ser conduzido por pequenos de 7 a 15 anos. O nome, traduzido do inglês, quer dizer otimista.