Velejadores pernambucanos se reunirão neste domingo (15), a partir das 9h, no Marco Zero do Recife, para protestar e pressionar o Governo Federal a tomar uma atitude quanto ao caso dos brasileiros que estão presos em Cabo Verde, na África. Rodrigo Dantas, Daniel Guerra e Daniel Dantas, além do francês Olivier Thomas, foram detidos em agosto do ano passado com drogas no veleiro em que viajavam com destino à Ilha de Açores, em Portugal.
Tudo começou após um anúncio de emprego na internet, que procurava velejadores para compor a tripulação do veleiro que tinha acabado de ser reformado em um estaleiro em Salvador. Era uma oferta de trabalho de uma empresa internacional de recrutamento de mão-de-obra.
Rodrigo Dantas e Daniel Guerra foram contratados pela empresa Yatch Delivery Company, com sede na Holanda. Em Natal, o gaúcho Daniel Dantas se juntou à equipe. Antes de sair do Brasil, em agosto, o veleiro passou por inspeções da Polícia Federal, em Salvador, e em Natal.
O barco foi liberado sem que nenhuma irregularidade fosse encontrada, mas na Ilha de Mindelo, em Cabo Verde, na África, o veleiro foi mais uma vez inspecionado e mais de uma tonelada de cocaína foi encontrada escondida em um piso de concreto e cimento na embarcação.
Familiares e amigos dos velejadores alegam que eles não sabiam que havia drogas na embarcação. E, por isso, pedem auxílio do Governo do Brasil para que eles sejam transferidos para o Brasil até o julgamento. A Polícia Federal está acompanhando o caso.