No mês de julho (entre 3 e 19 de julho) deste ano, 11 velejadores de Optimist do Cabanga Iate Clube de Pernambuco vivenciaram uma experiência única – participaram do primeiro intercâmbio de um clube náutico do Brasil para o exterior, mais precisamente na cidade de Perros-Guirec, na França. Naquela época, ficou acertado uma segunda etapa desse mesmo projeto – a vinda dos atletas franceses para esse mesmo tipo de clínica aqui em Pernambuco.

Na segunda quinzena de dezembro de 2015, cinco velejadores franceses desembarcaram no Recife para um intercâmbio de vela e cultural que vai durar 14 dias. Os moldes do intercâmbio são os mesmos: os atletas da França estão hospedados na casa dos velejadores pernambucanos com hábitos e culturas diferentes, sem contar com a dificuldade da língua.

O lançamento oficial do evento aconteceu no Restaurante Azú, no Cabanga Recife. Em Maria Farinha, os velejadores brasileiros e franceses disputaram a I Copa Internacional de Vela Optimsit, na raia de Maria Farinha.

Em sua fala, o comodoro do Cabanga, Jaime Monteiro Jr., cumprimentou o vereador da cidade francesa de Perros-Guirec, Christophe Tabourin, os pais e os jovens atletas desejando que essa estadia em Recife tenha sido tão proveitosa quanto a dos nossos ateltas na Franca. “O Cabanga esta a disposição para iniciativas dessa natureza o que vem somar ao espirito náutico tão presente na vida do clube. Sintam-se em casa”, finalizou.

A capitã da Flotilha de Optimist, Patrícia Maranhão, falou sobre a oportunidade dos atletas de fazer um intercâmbio como esse. “Assim como foi para os pernambucanos quando estiveram na França, o intercâmbio será uma experiência diferente para os franceses aqui no Brasil”, explicou Patrícia Maranhão.

O ganho técnico que os atletas do Cabanga adquiriram com os 16 dias na França foi algo bastante positivo. De acordo com o coordenador e treinador de Vela do Cabanga, Edival Júnior, que também participou da intertemporada na cidade francesa, a experiência foi riquíssima. “Não tínhamos a dimensão dos resultados que seriam obtidos, por ser uma experiência inédita. Foi uma experiência riquíssima, tanto pela parte técnica quanto pela parte cultural. Muitos dos nossos atletas puderam velejar em barcos de outras classes, como catamarãs, barcos clássicos e antigos”, explicou.

Durante os 16 dias na França, a flotilha pernambucana participou da Coupe Internationale de Optimist (CIE), um dos maiores evento de Optimist do mundo. O velejador do Cabanga, Tiago Monteiro, sagrou-se campeão da competição, que reuniu 403 velejadores de nove países do mundo.

A delegação do Cabanga foi composta pelos seguintes velejadores: Antônio da Fonte, Arthur Granja, Helena Granja, Júlia Ollivier, Marina da Fonte, Letícia Lira, Ludmila Lira, Luísa Vasconcelos, Rodrigo Villarroel, Tiago Monteiro e Vinícius Oliveira.

IDEIA
A iniciativa do intercâmbio surgiu através do francês Yannick e de Gésio Lira, que são pais de velejadores do clube pernambucano. Por ser francês, Yannick manteve contato com alguns conterrâneos da região da Bretanha, para que os velejadores do Cabanga pudessem participar de alguma competição no país. Essa iniciativa do Cabanga é pioneira no Brasil.