Valentina Guimarães e Lucas Sant’anna, velejadores do Cabanga, representam Pernambuco a nível internacional na Classe Optimist. De olho nessas disputas do 2º semestre, ambos seguem em preparação intensa para o que estar por vir. Valentina irá para o Campeonato Europeu, em Sonderborg, na Dinamarca, de 30 de julho e 6 de agosto. Já Lucas estará no Campeonato Sul-Americano, que ocorrerá no Rio de Janeiro, de 7 a 14 de outubro, e no Campeonato Norte-Americano, em Nassau, capital de Bahamas, de 13 e 20 de novembro. Além disso, a dupla Guilherme Araújo e Milena Araújo são do time Brasil no Mundial da Juventude na Holanda, em Haia, nos Países Baixos, de 9 a 16 de julho. 

A classificação dos atletas para as competições internacionais (Campeonato Norte-Americano, Campeonato Sul-Americano, Campeonato Europeu e Campeonato Mundial) foi conquistada após os resultados do Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em janeiro deste ano em Maria Farinha/PE, em nossa subsede, no Litoral Norte de Pernambuco, e da Seletiva de Optimist, disputada em março deste ano na Sede Oceânica do Veleiros da Ilha, em Jurerê, bairro de Florianópolis/SC. Cada competição contou com doze regatas. Somaram-se os pontos dos dois eventos e cada velejador (a) descartou o pior resultado em cada uma delas. Desta forma, foram somadas onze regatas do Brasileiro e onze regatas da Seletiva. 

Valentina Guimarães, inclusive, esteve no Rio de Janeiro participando da Clínica de Optimist como preparação, na sede da Confederação Brasileira de Vela (CBVela) – Marina da Glória, no mês de março deste ano. Ela conquistou a vaga para os quatro campeonatos internacionais, mas disputará exclusivamente o Europeu porque logo em seguida irá passar para a Classe Laser assim que voltar da Dinamarca. A velejadora será a única pernambucana no Europeu. Vale destacar que quem está garantido no Europeu não pode ir para o Campeonato Norte-Americano.

A classe Optimist é uma das mais praticadas na vela mundial por ser uma categoria de introdução à modalidade. O barco de 2,34 metros é fácil de tocar e oferece segurança para a garotada de até 15 anos aprender as principais funções de um monotipo. Além de ser um barco de iniciação à vela e de excelente custo benefício, o formato impede velocidades elevadas, garantindo, assim, a segurança do Optimist. 

Mundial da Juventude

A vaga para o Mundial da Juventude 2022 saiu da 29ª Copa da Juventude, que reuniu cerca de 60 velejadores de dez estados na raia de Maria Farinha, subsede do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, no mês de janeiro deste ano. 

Agenda do Cabanga nos campeonatos internacionais de Optimist e no Mundial

Julho

Mundial da Juventude

Data: 09/07 a 16/07

Local: Haia (Holanda)

Participantes: Guilherme Araújo e Milena Araújo

Campeonato Europeu

Data: 30/07 a 06/08

Local: Sonderborg (Dinamarca) 

Participante: Valentina Guimarães 

Outubro

Campeonato Sul-Americano

Data: 07/10 a 14/10

Local: Rio de Janeiro (Brasil)

Participante: Lucas Sant’anna

Novembro

Campeonato Norte-Americano

Data: 13/11 a 20/11

Local: Nassau (Bahamas)

Participante: Lucas Sant’anna