As três regatas desta sexta-feira (20) do Campeonato Brasil-Centro Seletiva de Optimist, realizado em Cabo Frio, no Rio de Janeiro, confirmaram o crescimento da Flotilha do Cabanga Iate Clube de Pernambuco na competição. Cinco velejadores pernambucanos ganharam posições na classificação geral, com destaque para Roberto Cardoso e Antônio da Fonte.

Roberto Cardoso só fez ganhar posições nas últimas regatas e, no penúltimo dia, chegou ao 10º lugar com 72 pontos perdidos (PPs). No acumulado dos pontos da Seletiva, em Cabo Frio, com o Campeonato Brasileiro da classe, realizado em janeiro de 2018 na Bahia, Bebeto está próximo de garantir uma vaga na delegação do Brasil para a disputa do Europeu.

Antônio da Fonte também teve uma excelente recuperação. Ganhou colocações ao sair de 42º para 20º com 102 PPs e segue em busca da vaga para disputar uma competição internacional. Enquanto Marcelo Souza subiu de 51º para 43º no Brasil-Centro de Op.

No Feminino, Júlia Olliver caiu para o sexto lugar. Porém, ainda com chances de se classificar para o Norte-Americano. Já Anita Zirpoli ocupa a 10ª posição e o 52ª no geral. Na Bateria Prata, Miguel Andrade está em 15º com 225 Pps.

No sábado, os 106 velejadores disputam o último dia do Campeonato Brasil-Centro Seletiva de Optimist para definir a delegação do Brasil para as disputas do Mundial, Europeu e Norte-Americano.

Entenda a classificação:

Campeonato Mundial
Os 5 primeiros colocados masculinos (Brasileiro + Brasil Centro) garantem vaga para o Mundial.

Campeonato Europeu
Os velejadores que ficarem entre o 6º e o 8º (masculino) se classificam para o Europeu, assim como a velejadora que conseguir o 1º lugar na classificação.

Norte-Americano
Os velejadores que ficarem entre a 9ª e a 16ª colocação classificam-se para o Norte-Americano ao lado de mais quatro velejadoras, sendo elas 2º, 3º, 4º e 5º lugar na classificação.