A Flotilha do Cabanga Iate Clube de Pernambuco fez bonito no Campeonato Brasil-Centro Seletiva de Optimist, realizado em Cabo Frio, no Rio de Janeiro. A competição definiu a delegação do Brasil para as disputas do Mundial, Europeu e Norte-Americano da classe. E a equipe pernambucana garantiu três velejadores nos torneios internacionais.

A Seletiva Brasil-Centro de Op acumulou pontos junto ao Brasileiro, disputado na Bahia, em janeiro de 2018. E com este critério, Roberto Cardoso, conhecido como Bebeto, se classificou para o Europeu, que será disputado entre os dias 22 e 30 de junho, na Holanda. Roberto Cardoso teve uma grande recuperação na Seletiva e, por pouco, não garantiu um lugar no Mundial, no Chipre, em agosto e setembro.

Marcelo Souza foi mais um velejador do Cabanga classificado. O pernambucano alcançou a colocação necessária, ao ficar em 21º, para disputar o Norte-americano, de 22 de junho a 1º de julho, no México. Quem também integrará a equipe brasileira na competição é Júlia Ollivier, que foi a 4ª colocada no feminino. Pernambuco ainda outro representante no Norte-Americano, João Pedro Cardoso, do Iate Clube de Itamaracá.

Estreante no Brasil-Centro de OP, Miguel Andrade terminou na 12ª colocação na Bateria Prata. E, apesar de não ter se classificado para uma competição internacional, adquiriu uma importante experiência para as próximas disputas.

Confira a súmula final da Seletiva

Entenda os critérios de classificação:

Campeonato Mundial
Os 5 primeiros colocados masculinos (Brasileiro + Brasil Centro) garantiram vaga para o Mundial.

Campeonato Europeu
Os velejadores que ficaram entre o 6º e o 8º (masculino) se classificaram para o Europeu, assim como a velejadora que conseguiu o 1º lugar na classificação.

Norte-Americano
Os velejadores que ficaram entre a 9ª e a 16ª colocação se classificaram para o Norte-Americano ao lado de mais quatro velejadoras, sendo elas 2º, 3º, 4º e 5º lugar na classificação.