Após o adiamento das regatas no primeiro dia por conta do mau tempo, os velejadores do Cabanga estrearam na Seletiva de Optimist nesta quarta-feira (4), em Florianópolis/SC. Foram realizadas três regatas com a participação de 74 velejadores, entre eles os cinco atletas do Cabanga.

Valentina Guimarães iniciou bem a competição ocupando a 3ª posição no Infantil Feminino e sendo a 25ª no geral. Na mesma categoria, Milena Araújo está em 6º, enquanto na classificação geral a velejadora está na 45ª colocação.

No masculino, Antônio da Fonte está em 13º no Juvenil e 16º no geral. Miguel Andrade é o 16º no Juvenil e 24º na classificação geral. Enquanto Júlio César Avellar ocupa a 23ª posição no Juvenil e 37ª no geral. João Pedro Cardoso, outro representante de Pernambuco, está em 14º no Juvenil e 19º no geral.

A Seletiva de Optimist segue até o próximo sábado (7), em Florianópolis. A competição, somada ao Brasileiro, classifica para os campeonatos internacionais da classe em 2020. São cinco lugares (1º ao 5º) para o Mundial, marcado para 1 a 11 de julho, na Itália; quatro vagas para o Europeu (6º ao 9º), entre 22 e 29 de junho, na Estônia; e vinte vagas para o Campeonato Norte-Americano, de 11 e 18 de outubro, no México.

Classificação para as competições internacionais
A classificação para as competições internacionais será feita com a soma do Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em Porto Alegre, em janeiro, e a Seletiva de Optimist. Cada velejador pode descartar um resultado de cada campeonato e os melhores colocados representarão o Brasil no Mundial, Europeu e Norte-Americano da classe.

Classificação dos atletas de Pernambuco
Antônio da Fonte – 13º Juvenil e 16º no geral
João Pedro Cardoso – 14º Juvenil e 19º no geral
Miguel Andrade – 16º Juvenil e 24º no geral
Valentina Guimarães – 3º Infantil Feminino e 25º no geral
Júlio César Avellar – 23º Juvenil e 37º no geral
Milena Araújo – 6º Infantil Feminino e 45º no geral