Quatorze embarcações de Pernambuco e da Paraíba estão prontas para disputarem, na madrugada do próximo sábado (17 de maio), a IV Regata Renê Ribeiro – Recife/João Pessoa. A largada para as classes de Oceano – RGS A, RGS B, Mocra Cruzeiro e Mocra Regata – está prevista para às 0h05 do próximo sábado do Marco Zero do Recife. De lá, os velejadores oceânicos seguem rumo ao Porto de Cabedelo, no Forte de Santa Catarina, na Paraíba. O primeiro barco a cruzar a linha de chegada receberá o Troféu Fita Azul.

A Renê Ribeiro é considerada a primeira regata interestadual de Oceano registrada no calendário de vela no Brasil. “Este ano teremos barcos novos e competitivos, como o Paturuzu. Pelo equilíbrio, creio que o vencedor será aquele que optar pelas melhores rotas, por baixo ou por cima”, comentou Vicente Gallo, vice-capitão da Flotilha de Veleiros de Oceano.

Dos 14 barcos inscritos, oito são de Pernambuco e seis da Paraíba. Dependendo das condições do vento, a expectativa é que as primeiras embarcações cruzem a linha de chegada entre 5h e 6h. Ao todo, o percurso entre Recife/João Pessoa será de 67 milhas náuticas (cerca de 120 quilômetros). Atual campeão, o Ave Rara estará na disputa pelo bicapeonato.

Engana-se quem acha que velejar a noite torna a competição mais difícil. A preferência do vice-capitão da Flotilha de Veleiros de Oceano, Vicente Gallo, é justamente pela nevegação noturna. “Só o fato de você não velejar muito tempo no sol isso já torna a prática mais gostosa. Eu, particularmente, gosto mais”, avaliou.

ESTADUAL 2014
A referida Regata também será válida pela sexta etapa do Campeonato Pernambucano de Veleiros de Oceano 2014.