Mais uma etapa do Ranking Optimist 2014, de onde sairão, no final do ano, os participantes das competições regionais e nacionais da classe em 2015, será realizada neste sábado (9 de agosto). De acordo com a programação, três regatas acontecerão no sábado (9), enquanto as do domingo (10) foram adiadas para o sábado seguinte (16) por conta do Dia dos Pais. A disputa terá como palco as águas do Cabanga Marinha Farinha, Litoral Norte de Pernambuco. 

Na etapa anterior, Tiago Monteiro, de 13 anos, dominou cinco das seis regatas e é o atual favorito para ocupar a liderança do Ranking Optimist. Na cola dele está Tiago Soares, seguido por Vinícius e Marina. A competição contou com um total de 19 participantes. Além do Ranking Optimist, as regatas do Campeonato Pernambucano também contam pontos para a disputa. As etapas do Estadual estão marcadas para os dias 17 de agosto, 14 e 20 de setembro e 22 e 23 de novembro, todas elas em Marinha Farinha. 

No final do ano, os dez primeiros velejadores da categoria masculina disputarão o Brasileiro de 2015. No feminino, Pernambuco tem direito a levar quantas atletas quiser. Ainda não há data definida para a realização das regatas do Norte-Nordeste e do Brasileiro 2015 de Optimist. A competição nacional acontecerá no Rio de Janeiro.