Velejadores de Optimist inciam, neste final de semana, no Cabanga Recife, a seletiva para o Campeonato Brasileiro da classe em 2015. As seis primeiras provas serão realizadas no sábado (17 de maio) e no domingo (18 de maio). Em cada um dos dias, três regatas serão disputadas, totalizando seis. Ao longo do ano, serão realizadas mais de sete etapas, incluindo o Campeonato Pernambucano da classe marcado para 12 de outubro e 22 e 23 de novembro.

De acordo com o regulamento da Confederação Brasileira de Vela, Pernambuco possui cinco vagas estatutárias garantidas no masculino para o Campeonato Brasileiro do próximo ano. Além desse quantitativo, o Estado poderá levar mais cinco velejadores porque conseguiu classificar no último Brasileiro, realizado em janeiro, em Maria Farinha, cinco atletas entre os 70 primeiros. No feminino, Pernambuco pode levar quantas velejadoras de Optimist quiser.

“No final do ano, após todas as etapas, o Cabanga divulga o ranking geral com os pernambucanos classificados para o Campeonato Brasileiro de Optimist 2015”, explicou Edival Júnior, técnico de vela do Cabanga Iate Clube.

LASER
No domingo (18), além do Optimist, cairão na água os velejadores da classe Laser Radial. A regata, prevista para começar ao meio dia, será válida pela segunda etapa do Ranking 2014. Daniel Dantas venceu a primeira etapa, realizada em março, em Maria Farinha e está na liderança da competição até o momento.Digite ou copie o conteúdo aqui.