A semana começou com muito conhecimento para os velejadores inscritos na 31ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha. Nesta segunda-feira (7), o auditório Sylvio Barreto ficou lotado para a palestra sobre meteorologia com João Hackerott. Foram mais de duas horas de bate-papo e aprendizado sobre o tema tão importante para quem vive no mar velejando.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

Na palestra, João Hackerott abordou tópicos que podem contribuir com os velejadores não apenas na Refeno como também em outras navegações. Assuntos como formação de nuvens, modelos números de atmosfera e sistemas que influenciam no Nordeste brasileiro foram debatidos pelo velejador com os participantes da regata.

“A palestra foi sensacional. O auditório estava lotado até porque meteorologia atrai a atenção dos velejadores. A ideia inicial era fazer uma palestra de 1h30, depois Hans Hutzler falou que podia ser de 2h e terminou sendo de 2h30. Tentei passar um panorama geral e fui me aprofundando a partir das perguntas dos velejadores. Foi muito boa essa troca de experiências”, explicou João Hackerott.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

A recepção e o entendimento dos velejadores foram positivos. Todas as dúvidas puderam ser tiradas e os inscritos irão para mais uma edição da Refeno muito mais preparados sobre meteorologia.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

“Foi incrível. João tem um conhecimento muito grande e foi bem didático na palestra, esclarecedor. Moro a bordo há 13 anos, velejo na costa do Brasil e saber interpretar a previsão do tempo e os gráficos é vital. Com certeza a palestra aumentou a minha capacidade de entender um assunto tão complexo. A organização da Refeno está de parabéns por promover este tipo de evento”, pontuou a velejadora Cecília Quaresma, do barco Planckton.

Foto: Tsuey Lan Bizzocchi/Cabanga

PATROCÍNIOS E APOIOS
A Refeno 2019 conta com o Patrocínio da Heineken e da Empetur. A edição ainda tem o apoio do Arquipélago de Fernando de Noronha, ICMBio, Porto do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Prefeitura do Recife, Agemar, Armazéns do Porto, Becker e Spot.