Sócio e velejador do Cabanga, Geraldo Araújo realizou um feito inédito para nosso Clube: atravessou a bordo do Hepadu o Canal do Panamá, na América Central, no último final de semana. A última comporta foi a de Miraflores. Pelos nossos registros, é a primeira embarcação do Cabanga a realizar essa travessia, que faz parte da aventura de Volta ao Mundo.

O canal do Panamá tem cerca de 82 quilômetros de extensão, 152,4 metros de largura, 26 metros de profundidade e três eclusas duplas. A travessia leva de 16 a 20 horas. O Hepadu é um veleiro de 23 pés (7,5 metros). “Tive que contratar quatro tripulantes e um prático para me ajudar no processo”, explicou o comandante, que tem o apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco.

Geraldo Araújo viajou no dia 10 de abril para o Panamá. Os primeiros dias na Marina Shelter Bay serviram para organizar o Hepadu e fazer as devidas manutenções.

ETAPAS

A Viagem de Volta ao Mundo do Hepadu está na 2ª etapa. A primeira, Recife ao Panamá, foi realizada ao lado da esposa Andréa Cardoso em alguns trechos. Em maio do ano passado, no segundo mês da travessia, eles estavam indo para o Panamá quando o leme quebrou. O casal ficou à deriva controlada e conseguiu chegar em Barranquilla, na Colômbia

Na nova etapa, Geraldo vai navegar em solitário. A travessia originalmente estava dividida em seis partes: Oceano Atlântico, Pacífico Sul, Oceano Índico Norte, Mar Vermelho, Mar Mediterrâneo e Oceano Atlântico. Mas com a atual guerra no Oriente Médio, ficou inviável a passagem pelo Mar Vermelho no momento. Nesta segunda etapa da viagem o objetivo será a travessia do Oceano Pacífico até a Austrália, com uma parada técnica em Darwin.

A chegada estimada em Darwin está prevista para o início de outubro. “Depois vamos definir qual a passagem. Mar Vermelho se a guerra finalizar ou pela África do Sul através do Cabo da Boa Esperança”, finalizou o velejador.