Tudo pronto para a largada da 14ª edição da Regata Vicente Pinzón, neste sábado (28), a partir das 10h, do Marco Zero do Recife. A tradicional prova reunirá cerca de 20 veleiros da classe Oceano de Pernambuco e da Paraíba. Após a partida, as embarcações seguirão até a linha de arrecifes do Porto Interno de Suape, um total de 48 quilômetros. O primeiro velejador que cruzar a linha de chagada ganhará o Troféu Fita Azul. A referida regata também será válida pela terceira etapa do Campeonato Pernambucano de Veleiros de Oceano 2015. A referida Regata será disputada, também, nas classes RGS A, RGS B, Mocra Cruzeiro e Mocra Regata.
Atual Fita Azul da Regata Vicente Pinzón, a embarcação do comandante Higínio Marinsalta, Patoruzu, primeiro lugar na edição de 2014 com o tempo 2h42, é a principal favorita ao título. Quem também pinta com chances reais de vencer a prova é a embarcação Resgate, do comandante João Paulo Lins e Mello, um monocasco de carbono, segundo lugar geral na regata do ano passado. A embarcação Centauro, do comandante Álvaro da Fonte, ficou em terceiro, com o tempo de 3h19.
Criada há 13 anos, a Regata Vicente Pinzón nasceu em homenagem à primeira visita do navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón as terras Brasileiras, 26 de janeiro de 1500, anteriormente a chegada de Pedro Álvares Cabral conforme registros históricos. Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do novo mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pizón continuou seu périplo por mares nunca antes navegado. Através da navegação à vela, a referida Regata busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolam esses acontecimentos pré-descoberta do Brasil.
Na chegada em Suape, os velejadores se confraternizarão as margens do Rio Massangana, no conhecido Bar do Eloy, logo após a chegada, prevista para acontecer entre às 12h e às 14h, dependendo das condições do vento.