As embarcações de Oceano se reúnem, neste sábado (20 de maio), no Marco Zero do Recife para participar da 16ª Regata Vicente Pinzón. A largada dos veleiros está prevista para as 9h, seguindo até a linha de arrecifes do Porto Interno de Suape, com um total de 48 quilômetros, aproximadamente 25 milhas náuticas.
A competição será disputada pelas classes RGS A, RGS B, Mocra Cruzeiro e Mocra Regata. O primeiro velejador que cruzar a linha de chegada ficará com o Troféu Fita Azul. A Vicente Pinzón 2017 será válida pela quinta etapa do Campeonato Pernambucano de Veleiros de Oceano e, também, pela Copa Brasil 2017 para os associados da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).
No ano passado, as embarcações Patoruzu, da classe Mocra Regata, e Lavienrose, da RGS A, ficaram com o troféu Fita Azul após cruzarem ao mesmo tempo a linha de chegada.
Idealizada há 16 anos, a Regata Vicente Pnizón nasceu em homenagem à primeira visita do navegador espanhol Vicente Yanéz Pinzón às terras Brasileiras, antecedendo a chegada de Pedro Álvares Cabral, conforme registros históricos.
Por força do Tratado de Tordesilhas, assinado por Portugal e Espanha, esta parte do novo mundo pertenceria aos portugueses, razão pela qual Pinzón continuou seu périplo por mares nunca antes navegados. Através da navegação à vela, a referida Regata busca identificar, valorizar e divulgar os cenários onde se desenrolam esses acontecimentos de pré-descoberta do Brasil.