A Flotilha Recifense de Veleiros de Oceano realizou, nos dias 29 e 30 de setembro, o Circuito Recifense de Vela Oceânica, com três regatas válidas para o Campeonato Pernambucano da classe, além da I Regata da Classe MOCRA (Multicascos) do Brasil e também o I Campeonato Norte/Nordeste da Classe BRA-RGS.

A primeira regata do Circuito, ocorrida no sábado, foi de percurso, com partida do Marco Zero em direção as mediações do Parque Dona Lindu, onde os 17 veleiros entre monocascos e multicascos, retornaram para a chegada também no Marco Zero. Os multicascos disputaram entre si pela regra MOCRA, a primeira regata desta Classe.

Com céu claro, quase sem nuvens, vento Sudeste de mais de 15 nós, mar com ondas respeitáveis e carneirinhos em toda sua superfície, os veleiros tiveram que se esforçar bem, para chegar a primeira boia do percurso, com cambadas e mais cambadas, tentando compensar as negativas e positivas do vento. O primeiro veleiro a montar boia de Ituba foi o monocasco Morning Breeze, que também foi o primeiro monocasco a cruzar a linha de chegada. Dentre os multicascos, o Veleiro Ave Rara – que largou atrasado com mais de quinze minutos – ainda conseguiu ultrapassar os multicascos Jahú e Fandango e foi o primeiro veleiro a cruzar a linha de chegada. O Ave Rara “voou baixo” no trecho entre a boia de Ituba e a boia em frente a monumento D. Lindú em Piedade, descendo com apenas um casco na água em quase todo este percurso. O Ave Rara conquistou com esta performance, o título de vencedor da primeira regata da Classe MOCRA do Brasil!

Nas duas regatas do domingo, com um mar mais calmo e vento mais moderado já mais aberto para o Leste/Sudeste, foram realizadas as regatas triangulares envolvendo a boias externas de aproximação do porto do Recife. Destacamos a vitória do Trimaran Patoruzú na primeira regata do dia sobre o Trimaran Fandango do Estado de Alagoas, por apenas dois segundos no bico de proa. Todos os veleiros se concentraram junto à linha de chegada para observar de perto a emocionante chegada destes veleiros, quase um match race no último trecho até a linha de chegada com gybes e gybes de um sobre o outro para obter o controle da raia.

Destaque para a excelente performance do veleiro Tempo em todas as regatas do Circuito, especialmente nas largadas e nos contra-ventos, o que lhe garantiu não somente o título de Campeão do Circuito na classe RGS A, como também o título de Campeão do I Campeonato Norte/Nordeste da classe BRA-RGS. Já o Fandango (Alagoas) foi campeão do Circuito na classe Trimaran. O veleiro Jahú se sagrou campeão da classe Catamaran do Circuito e foi o vice-campeão da classe MOCRA. Chamou a atenção na competição a presença do mais novo veleiro a entrar para a flotilha, o Avatar. Um Volker 44 pés que com sua tripulação de experts no velejo, demonstraram maestria nas cambadas pela popa com seu imponente gennaker azul. 

A parte social do Circuito se deu no sábado à noite com um jantar muito animado e música ao vivo com a presença de mais de cento e cinquenta participantes, entre velejadores e familiares no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, do Comodoro, Carlos Henrique Dantas, do vice-comodoro Marcelo Soares e do Capitão dos Portos, Ricardo Padilha, onde foi feita a premiação da classe MOCRA. No domingo à tarde, com a chegada dos veleiros ao Cabanga, foram concluídas as entregas das premiações do Circuito, com troféus muito bonitos e o já tradicional, banho de champanhe entre os vencedores.