O Diário de Bordo da nossa velejadora Valentina Guimarães Roma marca para este domingo (31/07) um aspecto importante: hoje será a abertura oficial do Campeonato Europeu de Optimist, em Sonderborg, na Dinamarca. Será disputada a regatinha de abertura, saindo do clube até o castelo. Um espécie de “aquecimento de luxo” para a atleta do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, integrante da delegação brasileira na Escandinávia.

Valentina Roma começa disputa do Campeonato Europeu de Optimist

A equipe verde e amarela, além de Valentina, é composta por Maria Brum, Felipe Vicente e Enzo Ricardi. O Campeonato Europeu é organizado pelo Sonderborg Yacht Club. As regatas valendo pontuação têm início nesta segunda-feira (1º/8) e o campeonato se estende até o dia 5 de agosto.

Valentina, 13 anos, tem gostado muito do reconhecimento da raia dinamarquesa. “Estou adorando o campeonato. Está tudo ótimo, o barco é massa. A vela está boa e gostei da raia. No decorrer da semana o vento vai aumentar e vai ajudar no meu rendimento”, disse a nossa velejadora.

CONCORRÊNCIA

O Campeonato Europeu de Optimist tem excelente nível técnico. Prova disso é a concorrência: são 257 velejadores inscritos, representando 43 países. Não necessariamente só europeus. Casos de Brasil, Argentina, Austrália, Bahamas, Canadá, Estados Unidos, Hong Kong, Japão, Nova Zelândia, Israel, Oman e Tailândia.

A preparação de Valentina foi dividida em duas etapas. Uma com treinos no Cabanga Iate Clube de Pernambuco, sob o comando do treinador Edival Junior, e outra em clínicas de Optimist no Rio de Janeiro, organizadas pela Optibra, com a chancela da Confederação Brasileira de Vela (CBVela).