Nossa velejadora Valentina Guimarães Roma brilhou na Dinamarca. A atleta encerrou com chave de ouro nesta sexta-feira (05/08) sua participação no Campeonato Europeu de Optimist, organizado pelo Sonderborg Yacht Club, em Sonderborg (DIN). Ela foi a brasileira com melhor desempenho, figurando na 41ª posição na classificação geral da disputa principal entre as melhores competidoras.

CLASSIFICAÇÃO FINAL DO EUROPEU

Ao todo, 56 velejadoras avançaram para a flotilha ouro, entre elas Valentina e Maria Brum, a outra representante da delegação verde-amarela. No geral, foram 111 meninas inscritas no campeonato. Maria Brum terminou na 44ª colocação.

Valentina, no barco 4224. Foto: Divulgação/Competição

A programação contou com nove regatas e teve início na última segunda-feira (02/08). O melhor desempenho da representante do Cabanga Iate Clube de Pernambuco foi na quarta prova, realizada na terça (02/08). Valentina foi top ten, ficando com o décimo lugar. Cravou também um 12º lugar na quinta regata.

No masculino, Enzo Ricardi foi o 15º, também na flotilha ouro, enquanto Felipe Vicente foi o 31º. Ao todo, foram 142 velejadores, que se dividiram entre ouro, prata e bronze na fase final do campeonato.

Foto: Divulgação/Competição

NOVIDADE

Após essa grande experiência na Escandinávia, Valentina Guimarães Roma vai se preparar para mais um desafio. Ela vai trocar de classe, saindo do Optimist para a Laser. “Ela está encerrando na classe não pela idade, mas pelo biotipo”, ressaltou o coordenador de Vela do Cabanga, Edival Junior.

Vale a pena ressaltar que Valentina conquistou a vaga para quatro campeonatos internacionais (Norte-Americano, Sul-Americano, Europeu e Mundial), mas disputou só o Europeu justamente porque vai avançar para a Classe Laser.