Doze anos. Cinco deles dedicados à vela. A idade é pouca, mas o currículo de Tiago Monteiro reúne feitos interessantes no esporte. Em janeiro do ano passado, sagrou-se campeão brasileiro da categoria Mirim. Agora, na Infantil, Tiago se prepara para o maior desafio da sua carreira, que promete trazer títulos ambiciosos num futuro não tão distante. Trata-se do torneio Sul-Americano de Vela da classe Optimist (atletas entre 9 e 15 anos), que terá como palco as águas de Porto Alegre/RS, entre os dias 21 e 31 de março.

Com um motivante histórico familiar, Tiago Monteiro começou a velejar aos sete anos. Para isso, incluiu na sua rotina o Cabanga Iate Clube, onde passa parte do dia manobrando seu pequeno barco. Atividade que domina bem, segundo o próprio treinador. “Ele tem um bom controle e sabe conciliar isso com a rapidez dentro da água. Apesar da pouca idade, já adquiriu essa técnica, que é importante para obter velocidade”, explica Edival Júnior, que organiza os treinos de Tiago desde as primeiras aventuras na água. “Aos sete anos, ele já mostrava que levava jeito”, lembra.
Chegar ao Sul-Americano não foi uma tarefa fácil. A vaga veio com a conquista do terceiro melhor resultado da vela pernambucana no Campeonato Brasileiro de Optimist, realizado em janeiro deste ano, em São Paulo. Na ocasião, Tiago terminou na quinta posição do ranking geral, em um total de 140 participantes. “Fizemos um cronograma de treino especial visando ao Sul-Americano. Alteramos o calendário e estamos trabalhando cinco vezes na semana”, revela Edival Júnior.

Filho do pentacampeão da classe Hobie Cat 16, Ted Monteiro, Tiago é o único representante de Pernambuco na competição continental. Experiente, o pai sabe da dificuldade que o filho tem pela frente, por causa da diferença de idade entre os participantes. “O Sul-Americano conta com muitos atletas de 14 e 15 anos, com uma grande experiência. Se ele ficar entre os 30 no geral já está de bom tamanho”, arrisca Ted. “Ele nos surpreendeu bastante com esse quinto lugar no Brasileiro. Esperávamos vê-lo entre os 20. Quem sabe ele não nos surpreende novamente. Daqui a dois anos, poderemos ter objetivos maiores”, acredita.

Se seguir os passos do pai, Tiago Monteiro tem um futuro brilhante pela frente. Afinal, filho de peixe peixinho é.