Nossa velejadora Valentina Guimarães Roma brilhou na Dinamarca na semana passada durante o Campeonato Europeu de Optimist. Essa história e outras da sua ascendente carreira serão contadas na TV Jornal/SBT neste sábado (13/08). O programa comandado pela jornalista Kaline Bradley vai exibir uma reportagem com Valentina. O Show de Bola TV começa às 10h.

Valentina encerra com chave de ouro disputa do Europeu de Optimist

A gravação foi realizada no Cabanga durante esta semana, poucos dias após a chegada da nossa atleta da Escandinávia. Ela integrou a delegação brasileira, a qual tinha quatro atletas apenas, que disputou o Campeonato Europeu de Optimist em Sonderborg-DIN. Foram 253 velejadores no total e Valentina avançou para a disputa principal, a flotilha ouro, ficando na 41ª posição na classificação geral no feminino. Ficou à frente, inclusive, da outra brasileira, Maria Brum (44ª colocada).

Valentina gostou do Mídia Day. “Adorei! Foi muito bacana falar um pouco da minha trajetória no Optimist, inclusive sobre o Europeu. Tinha muita gente, muitos velejadores, mas todo mundo foi parceiro, ajudava em tudo”, destacou Valentina.

Este ano, além do Campeonato Europeu na Dinamarca, Valentina obteve classificação para o Campeonato Norte-Americano e para o Sul-Americano de Optimist. Entretanto, preferiu disputar apenas a competição na Escandinávia. Isso porque está mudando de classe – vai passar a competir de Laser. 

“Agora é começar os treinos com o pessoal de Laser. Acho que vai ser uma fase muito legal também”, complementou a velejadora de 13 anos, que estava acompanhada do pai José Roberto. O treinador da Vela Jovem do Cabanga, Dante Novaes, também participou da entrevista.

TRAJETÓRIA

Valentina começou a velejar com 8 anos, após participar da colônia de férias no Cabanga. Ganhou seu primeiro título em Ilhabela (SP), quando foi campeã estreante Mirim.

A partir daí tomou gosto e adquiriu outros títulos. Foi tricampeã Norte Nordeste em João Pessoa. Em 2021, foi terceiro lugar feminino geral no Campeonato Brasileiro de Optimist. No mesmo ano foi terceiro lugar por equipes no Norte Americano disputado no México.