Três pernambucanos estão no Rio de Janeiro, onde disputam o Campeonato Mundial de Snipe, uma das classes da vela mais populares e técnicas do mundo. Entre os dias 15 e 28 deste mês, Edival Júnior, Yuri Reithler e Mateus Pinheiro representam o Cabanga Iate Clube nas raias que vão receber, daqui a três anos, os Jogos Olímpicos de 2016. O torneio ainda marca o retorno de uma flotilha estadual na disputa de um Mundial, algo que não acontecia há pelo menos 50 anos

Só isto já é motivo de comemoração para o trio pernambucano, que conseguiu a classificação depois do 17º lugar no Brasileiro, realizado no último fevereiro. “Reativamos a classe snipe no Estado em 2010 com o Cabanga Iate Clube. E em três anos já conseguimos estar entre os melhores do País para participar de um Mundial. Só essa questão já é motivo de honra”, observou Edival Júnior, que disputa a categoria Open (para todas as idades) ao lado de Mateus. Além disso, ele viaja como técnico da dupla Yuri e Mateus, competidores do Mundial Júnior (até 21 anos).

Edival contou que este será seu primeiro Mundial na carreira, condição que ainda não permite que ele faça uma projeção do que o espera na competição. “Mesmo assim, acredito que dá para chegar entre os 10 primeiros, levando em consideração o que fizemos no Brasileiro. Em alguns momentos ficamos em primeiro, em outros figuramos em terceiro lugar. O Mundial tem um nível mais elevado, mas se tivermos uma boa largada, dá para alcançar algo bom”, explicou.

No total, 115 duplas vão disputar o torneio, sendo 35 inscritas no Júnior e 80 no Open. Cada torneio terá a disputa de 10 regatas em uma semana de competição.