O Estado de Minas Gerais não possui saída para o mar, mas quem disse que isso impediu que três irmãos se apaixonassem pela vela e resolvessem disputar a 30ª Refeno? É o caso de Alexandre, Robert e Leonardo Freitas, naturais da cidade de São João Del Rei, distante 190km da capital Belo Horizonte. Eles irão competir a bordo do Tucannus, um Bavária Cruiser 41, na classe Bico-de-proa.

Os mineiros saíram de Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, local onde o barco fica, no dia 18 de agosto e chegaram ao Cabanga Iate Clube no último dia 8. Foram percorridos ao todo 1.140 milhas náuticas (quase 3 mil quilômetros) até o Recife.

O capitão do barco, Alexandre Freitas, classificou a Refeno como “a meca da vela oceânica nacional”, devido a importância da competição para o cenário do esporte no Brasil. “Estou realizando um sonho, navegando com meus irmãos até Fernando de Noronha”, afirmou o mineiro.

Além dos irmãos Freitas, Helano Leitão é outro que irá compor a tripulação da embarcação. O Tucannus foi construído em 2014, conta com velame de carbono e tem 11,99m de comprimento. A última competição disputada pelo veleiro foi o Cruzeiro Costa Leste, em 2017. Desde então os mineiros se preparam para a disputa da Refeno.

PATROCINADORES
A Refeno 2018 conta com o patrocínio da Ekäut Cervejaria Artesanal, Toyolex, Lexus Experience Amazing Recife, Jaguar Land Rove Way, além dos apoios da Administração de Fernando de Noronha, Prefeitura do Recife, Capitania dos Portos de Pernambuco, 3º Distrito Naval, Parque Marinho de Fernando de Noronha, ICMBio, Porto do Recife, Agemar, Biapó, Armazéns do Porto, DryUp, Hotel Luzeiros, Porto Novo e Spot.