O Triksu tem a junção de um veleiro experiente com um capitão estreante na Refeno. É assim que a embarcação do Rio de Janeiro chega para a 34ª edição da maior regata oceânica da América Latina.
Com mais de 20 anos de experiência na vela, o comandante Marcos André Bizzo Moliari escolheu a Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha para fazer a sua estreia em competições.
“Tenho mais de 20 anos de experiência, mas a Refeno é especial. Por isso escolhi essa regata para começar a velejar em competições”, afirmou o capitão.
Marcos André Bizzo Moliari é Juiz Federal da 1ª Vara Criminal do Rio de Janeiro e possui o Triksu desde de 2020. O veleiro foi construído em 2002 pela Beneteau, na França, e teve como base a cidade de Ubatuba, em São Paulo. Em 2004, o barco participou pela primeira vez da Refeno.
Em 2010, o Triksu foi adquirido por Milton Fontes e foi transferido para o Aratu Iate Clube, em Salvador. E seguiu participando da Refeno, como em 2010.
Neste ano, o veleiro retorna com André Bizzo Moliari como proprietário e vindo do Naval Charitas, em Niterói. Além do comandante, a tripulação conta com Ennanuel Franklin Correia, Glauco Tapijara de Souza Nóbreg e Eros Tapijara Vallicelli Nóbrega, esses dois últimos são pai e filho, respectivamente.
A Refeno é um grande encontro entre os velejadores do Brasil e do exterior, e foi realizada pela primeira vez em 1986. O percurso do Marco Zero do Recife até a ilha de Fernando de Noronha, com a linha de chegada no Mirante Boldró, tem um total de 300 milhas náuticas, equivalente a 560 km. A partida da 34ª edição da maior regata oceânica da América Latina será no dia 23 de setembro.