Para três velejadores do Cabanga Iate Clube de Pernambuco esta sexta-feira (9 de janeiro) será especial. Pela primeira vez, desde que começaram a velejar, João Pedro Cardoso (8 anos), Luísa Vasconcelos (13) e Marina da Fonte (12) disputarão a primeira competição de abrangência nacional – a Copa Brasil Estreante, torneio que antecede o Brasileiro de Optimist.
Os dois eventos serão realizados na raia da Praia do Flamengo/Escola Naval, na Baia de Guanabara, no Rio de Janeiro. O primeiro desta sexta-feira (9) até o domingo (11). O outro, de 12 a 18 de janeiro.
A Copa Brasil de Estreantes é voltada aos velejadores novatos. Segundo o critério publicado no Aviso de Regata, o velejador não poderá ter participado de qualquer regata oficial da classe antes de 31 de janeiro de 2014 e nem de nenhuma Copa Brasil de Optimist.
A Copa Brasil Estreante será composta de até seis regatas. Com a realização de seis regatas haverá um descarte do pior resultado de cada velejador na competição. Assim como no Brasileiro, a disputa será na categoria geral, mirim, infantil e juvenil, tanto no masculino quanto no feminino.
“Estou muito otimista. Quero dar o meu melhor e conseguir uma boa colocação”, comentou Marina da Fonte, que já veleja há um ano. “Comecei a velejar depois que participei da colônia de férias do Cabanga. Gostei e estou aqui até hoje”, complementou.
Assim como Marina, Luísa Vasconcelos também está confiante. “A preparação foi muito boa. Estou na flotilha há apenas seis meses e já disputando minha primeira competição nacional. Estou ansiosa, mas confiante”, disse.
Na avaliação do treinador da flotilha do Cabanga, Edival Júnior, a equipe pernambucana tem tudo para fazer bonito na Copa Estreante. “Eu estou muito confiante na nossa flotilha. Estamos com um time muito forte. No Estreante temos Marina da Fonte e João Cardoso que evoluíram muito nos últimos meses e com certeza vão briga pelas primeiras posições”, explicou.
É importante lembrar que há um mês, o Cabanga realizou com toda sua flotilha uma clínica de vela e um treino intensivo. Foram ao todo mais de 15 dias de treinamento específico. “Foi um período extenso, bem trabalhado, onde tentamos melhorar todos os fundamentos dos velejadores, principalmente aqueles que estão iniciando. Tentamos elevar o nível deles em relação aos mais experientes porque a flotilha do Cabanga”, complementou Júnior.
Luísa Vasconcelos (E) e Marina da Fonte (D) estreiam nesta sexta-feira (9) na Copa Brasil Estreante. Arthur Granja (centro) só no Campeonato Brasileiro de Optimist, próximo dia 12 de janeiro