O velejador do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, Tiago Monteiro – Bravo (Supra)/Pro Nautic -, 13 anos, terminou o Sul-Americano de Optimist, realizado até o último sábado (19), em Punta Del Leste, Uruguai, na 37ª colocação. O desempenho do pernambucano, que nas regatas finais teve duas desclassificação, foi superior ao obtido em 2013, quando terminou na 44ª posição. Ao todo, 158 velejadores participaram do Sul-Americano

“Sem dúvida nenhuma foi mais uma grande experiência para Tiago. Na classificação geral houve uma pequena melhora em relação ao ano passado. Passou do 44º para o 37º”, comentou o pai do atleta, Ted Monteiro.

A partir de agora, o foco de Tiago estará todo voltado para o Campeonato Mundial da Classe, que será realizado de 20 a 30 de outubro, em San Isidro/Argentina. Até lá, o velejador do Cabanga seguirá treinando no Recife e com os demais atletas brasileiros classificados para esta mesma competição. “Antes do mundial ele ainda vai participar de um treinamento em São Paulo, no final de maio, e vai participar do Brasil-Centro no Rio de Janeiro no final de junho”, anunciou Ted Monteiro. 

No último sábado (19), pelas finais do Sul-Americano de Optimist, a comissão organizadora conseguiu realizar três regatas em mais um dia com ventos fracos. “Na primeira, Tiago foi desclassificado por ter levado duas bandeiras amarelas. Na segunda se recuperou chegando em sétimo. Na última regata chegou em 12º e com essa colocação ficaria em 21º, mas infelizmente, largou escapado”, explicou Ted Monteiro. “Agradecemos a todos que torceram e incentivaram nosso representante neste campeonato”, complementou o pai do atleta.

BRASIL
O melhor brasileiro no Sul-Americano foi Gabriel Lopes que terminou na quarta colocação geral. A carioca Clara Penteado conquistou o título no feminino. Oc campeão geral do torneio continental foi o americano Ivan Shestopalov. Entre os sul-americanos, o campeão foi o argentino Dante Cittadini, segundo lugar no geral.

Confira o resultado final clicando aqui