O velejador do Cabanga Iate Clube, Tiago Monteiro, 13 anos, terminou o primeiro dia do 41º Norte/Nordeste de Optimist, que está sendo realizado na Baía de Todos os Santos, em Salvador, na primeira colocação entre os velejadores desta região. Nesta quinta-feira (13), mais três regatas serão disputadas a partir das 11h.

Nas três regatas realizadas neste primeiro dia, o velejador pernambucano terminou uma em oitavo, outra em décimo e a última em 14º. Na classificação geral, o carioca Gustavo Abdulklech, atual vice-campeão Brasileiro, e o gaúcho Tiago Quevedo, atual campeão, terminaram o dia em primeiro e segundo respectivamente. Tiago Monteiro é o sexto no geral.

Como já era de se esperar, as fortes ondas e correntezas terminaram atrapalhando o desempenho da delegação pernambucana na competição.  “A equipe encontrou bastante dificuldade, principalmente em relação às largadas com correntezas, alguns escapados”, comentou o técnico e chefe da delegação, Edival Júnior. O vento estava em torno de 9 e 10 nós.

Segundo Júnior, as principais dificuldades dos velejadores com menos experiências foi na partida. “Eles não acertaram os lados da raia que favoreciam”. Tiago Soares e Marina Hutzle não obtiveram bons resultados, mas ainda continuam na briga pelas vagas no Campeonato Norte Americano.

 

Confira a classificação dos pernambucanos no primeiro dia do N/NE*

Tiago Monteiro (6º)

Marina Hutzler (36º)

Roberto Cardoso (42º)

Vinícius Gondim (51º)

Rodrigo Vilaroel (53º)

Artur Granja (56º) 

Julia Livier (59º)

Pedro Kelner (60º)

Luiz Sant’Anna (66º)

Tiago Soares (67º)

Pedro Henrique (70º)

* É importante frisar que essas colocações são provisórias, pois alguns protestos foram impetrados e ainda aguardam julgamento.

 

RANKING

Após o N/NE de Optimist, a Confederação Brasileira de Vela somará a pontuação do Campeonato Brasileiro e da Seletiva Regional e divulgará a relação dos velejadores que estarão aptos a disputarem o Mundial, Europeu e Norte Americano de Optimist. Apenas os cinco primeiros do ranking geral garantem vagas para o Mundial.

Os velejadores que terminarem da sexta à oitava colocação disputarão o Europeu, que contará, ainda, com a primeira colocada entre as mulheres. Estarão classificados para o Optimist NorthAmerican Championchip os atletas que ficarem do nono ao 19º lugar no ranking geral, além das quatro melhores velejadoras brasileiras da categoria.