A idade pode ser pequena mas a dedicação e o profissionalismo é de gente grande e que almeja um futuro promissor na Vela. Este é Tiago Monteiro, velejador do Cabanga Iate Clube, que está desbravando muito bem o mar de Porto Alegre, no Campeonato Sul-Americano de Optimist, de 21 a 31 de março.

Com apenas 12 anos recém completados, Tiago vem demonstrando muita garra em seu primeiro campeonato internacional. Travando batalha na água com garotos mais experientes e mais velhos a maioria de  14 e 15 anos). Dos 144 participantes oriundos não só de países da América do sul, participam também atletas dos USA, México, Bermudas e outrosMonteiro está até a sexta regata entre os  50 primeiros, na 49 posição e ainda serão realizadas mais seis regatas nesta sexta (três) e sábado (três).

“Esta posição já é um grande feito para Tiago, pois além de ser um dos mais novos, o nível é altíssimo. São os melhores velejadores de 15 países. Precisamos entender que são 144 atletas na disputa. Este é o primeiro campeonato internacional dele e ainda tem mais três anos pela frente (o Optimist vai até 15 anos). A meta neste primeiro campeonato internacional é se manter entre os 50 melhores”, falou o velejador e pai de Tiago, Ted Monteiro.

O nível da disputa é tão alto que o atual campeão Brasileiro, o paulista Pedro Correia (15 anos) está em décimo sexto, o sexto lugar geral do Brasileiro, o baiano Gerald Mickes (15 anos) está em 65º no Sul-Americano. Ainda tem mais exemplos, como o sétimo geral do Brasileiro, o carioca Felipe Toledo (15 anos), está em 106º e o oitavo do Brasileiro, o também carioca Iagor Simões (14 anos) está em 93º no Sul-Americano. Outra dificuldade é clima frio e raia com alteração constante na direção e força do vento, bastante diferente da que Tiago está acostumado a treinar.

Mesmo com pouco tempo de Vela, Tiago já tem uma marca vitoriosa no esporte em Pernambuco, pois conquistou a terceira melhor colocação da história estadual em um Campeonato Brasileiro da classe, a quinta posição. Resultado este que o fez se classificar para o Sul-Americano e participar da Seletiva para Campeonatos Internacionais que acontece no fim de abril também em Porto Alegre. Isso só demonstra a qualidade téncica e esportiva desse atleta de grande potencial.

Sem falar do carisma que está contagiando a todos do campeonato. “Por onde passa Tiago se  torna conhecido, fala com todo mundo. Já tem pais de atletas o convidando para suas casas nas férias e em outra oprtunidade”, completou Ted.